Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Programa “Innovate in Brasil” é lançado em Nova York com participação da Finep
fechar
Compartilhar

innovateinbrasil luizmartins

Luiz Martins (no centro), assessor da Presidência da Finep, participou do segundo painel do evento. (Foto: Don Pollard Photography)

 

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançaram nesta terça-feira, 31/3, em Nova York, EUA, o programa Innovate in Brasil. O objetivo é atrair a instalação de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de empresas multinacionais estrangeiras, novo foco de atuação do Governo brasileiro. O programa envolve a Finep, o MCTI, o CNPq e o BNDES, entre outras instituições e empresas brasileiras.

O Innovate in Brasil visa apoiar investidores com interesse em instalar centros de P&D no Brasil em quatro setores industriais: energias renováveis, tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás e saúde. Para nortear a estratégia, a Apex-Brasil e o MDIC mapearam mais de 150 empresas com potencial para investimento nesses setores no Brasil. Além de detectar as empresas, o documento fez um raio-x do cenário atual dos principais países que atuam nessas áreas, considerando informações como marcos regulatórios, ambiente de negócios e acesso a financiamento.

O lançamento do programa é o primeiro passo para apresentar as oportunidades brasileiras a especialistas em inovação, executivos de empresas estrangeiras que desenvolvem P&D no Brasil, além de representantes de instituições públicas. A partir de agora, o Governo brasileiro selecionará algumas das empresas mapeadas para mostrar as vantagens de aplicar recursos no Brasil. Outros eventos de apresentação do programa também estão na agenda para 2015.

“Existem três razões para o investidor estrangeiro escolher o Brasil como destino para centros de Pesquisa e Desenvolvimento. O primeiro é que nosso mercado interno não está encolhendo. O segundo é que temos muitos talentos e o número de pessoas que terminam uma faculdade no Brasil cresceu 380% de 1998 a 2012. O terceiro é que o governo oferece diversos incentivos para cada um desses setores”, explicou o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, durante o evento de lançamento Brazil Innovation Forum – realizado em parceria com a revista Foreign Affairs, uma publicação do Council on Foreign Relations (CFR). Para o secretário, além de atrair a implantação de novos centros de pesquisa, o Innovate in Brasilbusca também novos projetos a serem desenvolvidos no país.

“A Apex-Brasil atua para que o País ocupe posição cada vez mais relevante no cenário internacional, com objetivo de atrair investimentos estrangeiros. A busca por investimentos produtivos, e em especial aqueles intensivos em tecnologia, é uma prioridade para a Agência, que trabalhará de forma sistemática e consistente para isso”, afirmou o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, em seu discurso de abertura no Fórum.

 

Discussões
O evento de lançamento foi dividido em três paineis: Redefindo inovação – o que vem agora; O papel do governo; e Histórias de sucesso. No primeiro, o CEO da AES, Andrés Gluski, o gerente geral da IBM na América do Norte, Elly Keinan, e o vice-presidente da Intel, Steve Long, falaram sobre as inovações com potencial para transformar a vida das pessoas. O painel discutiu o Brasil como um exemplo de inovação reversa.

No segundo momento, o assessor da Presidência da Finep, Luiz Martins de Melo, o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, a gerente Executiva de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo, e o diretor do BNDES Julio Ramundo, explicaram as políticas públicas e incentivos do governo brasileiro para atrair centros de pesquisa para o País. Eles responderam perguntas do público sobre como investir no Brasil e os desafios que o País vive no momento.

O terceiro painel, sobre os casos de sucesso de empresas que já investem em P&D no Brasil, contou com a presença da gerente geral da EMC2 no Brasil, Karin Breitman, do Diretor da GE, James Maughan, do diretor da Boeing Antonini Puppin-Macedo, e do chefe regional da SAP, Manfred Weis.

Veja mais detalhes sobre o Innovate In Brasil no site da iniciativa (em inglês).

(Com informações da Apex-Brasil)