Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Embrapii celebram aliança estratégica para ações conjuntas e integração
fechar
Compartilhar

 conselho site

A Finep e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) firmaram, nesta quarta-feira (08/10), um acordo de cooperação que estabelece uma aliança estratégica para desenvolver ações conjuntas que ampliem a integração entre as duas instituições. Com o intuito de fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), o compromisso foi estabelecido durante a 4ª Reunião do Conselho Consultivo da Finep, realizada em Brasília (DF).

O acordo prevê iniciativas voltadas ao compartilhamento de dados para aprimorar políticas de avaliação de resultados, ao melhor alinhamento de instrumentos de financiamento, ao acesso simplificado das empresas aos créditos da Finep, além da promoção de eventos e cooperação internacional. A parceria também busca aprimorar a infraestrutura das unidades Embrapii e aproximar empresas, universidades e centros de pesquisa em torno de projetos de inovação.

O presidente da Finep, Luiz Antonio Elias, destacou que o acordo reflete o esforço de integração entre duas das principais instituições de fomento à inovação no país. “A comunidade científica celebra esse acordo tão importante entre a Embrapii e a Finep, que será desdobrado em iniciativas semelhantes com outras instituições. Todos sabem do apreço que tenho pela articulação do sistema e pela integração de instrumentos. Estamos fazendo isso fortemente com o BNDES e com outros atores, o que é muito significativo, porque na ponta quem ganha é a sociedade brasileira”, afirmou.

O diretor-presidente da Embrapii, Álvaro Toubes Prata, ressaltou o papel histórico da Finep na estruturação do ecossistema nacional de inovação e o potencial da parceria para impulsionar a competitividade da indústria brasileira. “Quero agradecer à Finep pelo apoio. A Finep é a nossa irmã mais velha. A Embrapii tem 11 anos e tem tido muito sucesso porque se apoia em nosso forte Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nossa missão é levar a boa ciência para a indústria. Sabemos que a indústria brasileira tem perdido competitividade e precisa inovar mais, exportar mais e esse é o papel da Embrapii”, disse Prata.

O diretor de Inovação da Finep, Elias de Souza Ramos, por sua vez, ressaltou a complementaridade entre as instituições e o potencial da parceria para fortalecer a relação entre universidades e empresas. “O modelo Embrapii é um sucesso e tem enorme capilaridade nas universidades e institutos federais. A Finep pode contribuir com instrumentos de subvenção e crédito para fortalecer essa rede. Essa aproximação vai permitir trocar dados, agilizar linhas de crédito e consolidar ações comuns. Estamos muito entusiasmados com o potencial dessa cooperação”, afirmou.

Reunião conselho consultivo

Presidido por Luiz Antonio Elias, o Conselho Consultivo da Finep reúne representantes de ministérios, agências, entidades científicas, empresariais e do corpo funcional da instituição, atuando como espaço de orientação e diálogo sobre as estratégias de fomento à inovação no país. Durante o encontro, além do acordo firmado com a Embrapii, os participantes debateram questões conjunturais em relação às mudanças geopolíticas em curso e as perspectivas do Brasil no cenário global.

Os membros do grupo ainda debateram o processo de capitalização da Finep e temas ligados à agenda da sustentabilidade e da COP30 que será realizada em novembro, em Belém (PA). O encontro antecedeu a cerimônia de premiação da etapa do Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação. O reconhecimento destacou projetos em sete categorias, além de iniciativa liderada por mulheres ou com participação majoritária feminina, para promover maior diversidade e inclusão.

Confira o álbum de fotos clicando aqui.