Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e ABC trazem três prêmios Nobel para debater o papel da Ciência para o desenvolvimento do Brasil
fechar
Compartilhar

 nobel

A Finep e a Academia Brasileira de Ciências recebem nos dias 15 de abril, no Rio de Janeiro, e no dia 17 de abril, em São Paulo, três ganhadores do Prêmio Nobel, no projeto Diálogo Nobel Brasil 2024, uma parceria da Academia Brasileira de Ciência e a Nobel Prize Outreach.

Em sua terceira edição, primeira em formato presencial, o Diálogo se constitui em uma série de eventos científicos, reunindo ganhadores do Prêmio Nobel e lideranças científicas, pesquisadores, formuladores de políticas públicas, intelectuais e estudantes brasileiros convidados. O objetivo é promover a discussão sobre a importância da Ciência e da criação de políticas públicas, baseadas no conhecimento científico, para a sociedade. 

Os nobelistas convidados para debater o tema “Criando nosso futuro juntos com a Ciência”, em 2024, são Serge Haroche (2012, Nobel de Física), May-Britt Moser (2014, Nobel de Medicina) e David MacMillan (2021, Nobel de Química).

A Finep apoia o Diálogo Nobel Brasil 2024 com recursos não-reembolsáveis do FNDCT, da ordem de R$ 1.54 milhão.

No Rio de Janeiro, o evento acontece na segunda-feira, 15/4, das 10hs às 16hs, na UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pela manhã, serão discutidos o valor da ciência, como tornar a prática da pesquisa mais inclusiva e como se comunicar de forma mais eficaz com audiências diversificadas. Os debates interativos abordarão as responsabilidades dos cientistas, o papel das universidades e estratégias para a transição para um mundo mais sustentável.

À tarde, as discussões se concentrarão em como trabalhar melhor coletivamente, tanto dentro das instituições de pesquisa quanto entre diferentes disciplinas e setores. Também serão abordados os caminhos a serem seguidos pela ciência e pelos cientistas, analisando se existem estratégias mais apropriadas para direcionar nossos esforços e recursos para se obter o máximo da ciência e se criar o futuro que desejamos.

Em São Paulo, na quarta-feira, 17/4, na parte da manhã, o encontro será realizado na USP – Universidade de São Paulo, aberto ao público.

Na parte da tarde, acontece na Federação das Indústrias de São Paulo – Fiesp, das 14h30 às 16h30, em evento fechado só para convidados.