Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Relatório final dos seminários sobre Neoindustrialização da Finep é entregue ao Secretário-Geral da 5ª CNCTI
fechar
Compartilhar

 relatorio2site2024

 

Convidada a coordenar os debates sobre a Neoindustrialização, um dos temas da 5ª Conferência Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNTCI), convocada pelo presidente Lula e que acontece nos dias 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília, a Finep entregou na sexta-feira (22/3) o relatório final com as conclusões dos 12 seminários realizados com a coordenação do chefe de Gabinete da Financiadora, Fernando Peregrino.

Celso Pansera, presidente da Finep, Fernando Peregrino, entregaram oficialmente o documento ao Secretário-Geral da 5ª CNCTI, o físico Sergio Rezende, na abertura da Reunião do Conselho de Administração da Finep, presidido pelo Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes. Também participaram do ato os diretores da Finep, Marcio Stefanni (Financeiro), Carlos Aragão (diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e Janaína Prevot (Administrativa).

O relatório traz as sinopses das 12 palestras sobre temas, como transição energética, inteligência artificial, agricultura familiar e bioeconomia. Segundo Peregrino, em breve será lançado o livro com o conteúdo das palestras dos 62 especialistas convidados. Ele adiantou, ainda, que a Finep irá promover o 13º Seminário sobre a Neoindustrializacao, com o tema Startups e Deeptech e seus impactos na Nova Indústria Brasil, atendendo sugestão da secretária Executiva do CNDI, Verena Barros, que contou com a aprovação da coordenação temática e da coordenação geral da VCNCTI.

Sérgio Rezende elogiou o trabalho realizado pela Finep e disse que, até o momento, já foram promovidas 103 conferências livres sobre todos os assuntos que envolvem a 5CNCTI. "A mobilização está muito maior do que se imaginava, e de cada conferência que é oficializada, os organizadores se comprometem a nos entregar um conjunto de recomendações, de forma que o resultado final será um somatório de todo esse esforço. "Eu tenho muita satisfação de receber do Peregrino as conclusões dessa reunião temática, que não foi uma e sim 12 reuniões", afirmou Rezende. Em sua fala Peregrino agradeceu as entidades que ajudaram a Finep, entre elas a Abpiti, CNI-Mei, ANPEI, BNDES, sebrae e CNDI.

Veja aqui o Relatório Final sobre os 12 Seminários da Neoindustrialização.