Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa como membro do 12° Forum Global de Direitos Humanos e Empresas na ONU
fechar
Compartilhar

alessandro

Alessandro Coelho

A Finep participou, de 27 a 29 de novembro, do 12° Fórum Global de Direitos Humanos e Empresas, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, (Suíça), integrando a delegação brasileira, representada pelo Superintendente da Área de Gestão de Pessoal, Alessandro Coelho.

A delegação, que contou com integrantes de empresas públicas – Finep, Petrobras, Banco do Brasil e BNDES – e privadas – Gol Linhas Aéreas, Grupo Globo, Natura, entre outras –, do Ministério de Direitos Humanos, do Ministério Público Federal, da Academia e da sociedade civil, representou o Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa que objetiva impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no meio empresarial, do qual a Finep faz parte.

O Fórum é o principal evento mundial sobre o tema, contando com a realização de diversos painéis de discussão sobre tópicos urgentes e relevantes na agenda de direitos humanos e empresas como raça, gênero, acessibilidade, etarismo, LGBTIQAP+, saúde mental e mudanças climáticas. Alessandro definiu a participação no evento como de grande importância, servindo como aprendizado e inspiração ao ter contato com as iniciativas mais recentes de promoção do respeito empresarial pelos direitos humanos, além da oportunidade de compartilhar experiências e estabelecer alianças. “É preciso pensar as questões dos Direitos Humanos não só na perspectiva de gestão de pessoas, mas também como um compromisso institucional, o que torna a Finep um potencial indutor do tema, considerando o seu papel estratégico no ecossistema de inovação”, declarou.

Em setembro de 2023, a Finep aderiu ao Pacto Global da ONU com o intuito de incorporar às suas atividades as práticas voltadas à agenda de direitos humanos. Nesse contexto, foi aprovada pelo Conselho de Administração, em outubro, a Política de Promoção da Equidade da Finep, documento que estabelece princípios e compromissos institucionais a serem incorporados à cultura organizacional da Finep, tendo como diretriz a valorização da diversidade de identidades de seus colaboradores e a promoção da equidade e da inclusão em suas ações.

Outras medidas estão sendo viabilizadas e planejadas, como a criação do Comitê Executivo de Diversidade e Sustentabilidade - órgão permanente de assessoramento da Diretoria Executiva responsável por coordenar e reportar a implementação de ações institucionais relativas à promoção da diversidade e da sustentabilidade –, a adesão da Empresa aos Movimentos do Pacto Global Elas Lideram, Mente em Foco (ODS 3 - Saúde e Bem-Estar) para o apoio à promoção de ações concretas, com metas e compromissos públicos, e a assinatura de acordo de cooperação técnica com o Ministério de Direitos Humanos para o aprimoramento de políticas de governança em direitos humanos.