Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Vice Ministra de Petróleo e Energia da Noruega visita a Finep e reafirma importância da parceria em 4ª chamada conjunta a ser lançada ainda em 2023
fechar
Compartilhar

noruega

Ao centro, a Vice-ministra Astrid Bergmal, o Diretor de Inovação, Elias Ramos, o Embaixador Odd Magne Ruud e o chefe de Gabinete,
Fernando Peregrino, ladeados, à direita pela equipe Finep e à esquerda pela norueguesa

Equipe da Finep, composta pelo Diretor de Inovação, Elias Ramos, o chefe de gabinete, Fernando Peregrino, o superintendente da Área de Inovação II, Maurício Syrio, a gerente do Departamento de Petróleo, Mineração e Indústria Naval, Cristiane Abreu, e o gerente em exercício do Departamento de Cooperação Internacional, Rodrigo Costa receberam na terça-feira, (7/11), visita da Vice-ministra de Petróleo e Energia daquele país Astrid Bergmal, do Embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud e comitiva.

No encontro, as autoridades norueguesas reafirmaram a importância da cooperação entre a Finep e o Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN), bem como sua disposição em dar prosseguimento às parcerias bilaterais anteriormente firmadas entre as instituições.

O embaixador Odd Ruud destacou a sinergia de objetivos entre Finep e RCN, especialmente frente aos desafios de transição energética e energia renovável, objeto de esforços de incentivo à Inovação de ambas as instituições e que são parte da chamada Agenda 2030 da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

A Finep planeja lançar, ainda em 2023, a 4ª Chamada Pública Finep e Conselho Norueguês. Como as anteriores, o Edital tem por objetivo fortalecer habilidades e competências em inovação em ambos os países, por meio do apoio a projetos que contemplem atividades de desenvolvimento , e tecnologias e dos recursos humanos necessários para a promoção de tecnologias a serem aplicadas nos setores de petróleo e de energias renováveis.

Na 4ª Chamada, a Finep aplicará recursos FNDCT de Subvenção Econômica da ordem de R$ 15 milhões e o CNPq investirá R$ 3 milhões em bolsas. Do lado norueguês, serão 30 milhões de coroas norueguesas.

Na oportunidade, a Vice-ministra Astrid Bergmal participou da 10ª November Conference 2023 – Research and Innovation for the Energy Transition, que acontece de 6 a 8/11, no Rio de Janeiro, reunindo público representante da tríplice chamada hélice da Inovação – academia, governo e indústria.

Integraram, ainda, a comitiva norueguesa na visita à Finep: Mette Tangen, Cônsul Geral da Noruega no Rio de Janeiro; Lars Erik Walle, Conselheiro do Conselho de Pesquisa da Noruega; Svein Stelen, Reitor da Universidade de Oslo; Per Sogge, Assessor do Ministério de Petróleo e Energia da Noruega e Gabriel Francisco, Assessor do Consulado Geral da Noruega.