Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Inédita na América Latina, plataforma de Criomicroscopia Eletrônica do Cenabio/UFRJ recebeu apoio da Finep
fechar
Compartilhar

 cenabio1 
Wanderley de Souza, Carlos Aragão, Roberto Medronho (reitor UFRJ), 
Luís Fernandes (secretário MCTI) e Fernando Peregrino

Na quarta-feira (1/11), ocorreu a inauguração de uma plataforma de Criomicroscopia Eletrônica de última geração, em um novo prédio que faz parte do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Na cerimônia, estiveram presentes, representando o presidente da Finep, Celso Panssera, o chefe de gabinete, Fernando Peregrino, o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Carlos Aragão e o assessor da Presidência, Wanderley de Souza.

cenabio

O equipamento do novo laboratório, inédito na América Latina, contou com o apoio financeiro da Finep e do Programa Fronteiras da Ciência, da Faperj. Ele permite determinar a estrutura tridimensional de proteínas isoladas, complexos proteicos, vírus e de componentes intracelulares, auxiliando pesquisas de moléculas com uso em atividade terapêutica para doenças infecciosas, neurodegenerativas e neoplasias, entre outras. Os estudos a serem desenvolvidos devem resultar em contribuições para as áreas de biotecnologia, farmacologia e medicina de precisão.

“As aplicações abrangem o tratamento de doenças infecto-parasitárias, neurodegenerativas e de alta prevalência. Com a nova plataforma será possível chegar a diagnósticos mais precisos e, sobretudo, fortalecer essa nova era de medicina de precisão, com o tratamento certo, para o paciente certo, no momento certo e com a terapêutica certa”, afirmou o diretor do Cenabio, Adalberto Vieyra.

"A plataforma é aberta e, portanto, pode receber propostas de projetos os mais variados, que passarão pelo conselho gestor. O conselho será composto por pessoas do próprio Cenabio e de outras instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz.

O Cenabio/UFRJ, também financiado pela Finep, é responsável por uma série de projetos científicos que desenvolvem pesquisas em estruturas celulares in vitro, de diversas origens, e estudos comportamentais em animais. Ele é um centro de equipamentos multiusuários, voltado à Biologia Estrutural, aberto a pesquisadores de instituições do Brasil e do exterior, que necessitem de modernas tecnologias de imageamento para seus projetos. A nova plataforma também ficará disponível a todos, mas o agendamento para usá-la deverá ter o aval de um conselho gestor, que será presidido pelo professor e também assessor da Finep, Wanderley de Souza, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ).