Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep participa da cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília
fechar
Compartilhar

 

 snct site
A solenidade oficial de abertura da SNCT 2023 aconteceu no dia 17/10, em Brasília (Foto: ASCOM/MCTI)


Maior evento de popularização da ciência do país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve sua cerimônia oficial de lançamento na terça-feira, 17/10, em Brasília. Este ano, a SNCT celebra sua 20ª edição, que acontece de 16 a 22/10, com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", alinhado à Agenda 2030 da ONU.

Promovida pelo MCTI e pelo MEC, a SNCT oferece atividades no Brasil inteiro. Em Brasília, a Semana contou, em sua solenidade de abertura, com a presença da ministra Luciana Santos, do MCTI, do ministro da Educação, Camilo Santana, da ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente da Finep, Celso Pansera, além de diversas autoridades, pesquisadores, estudantes e convidados.

A Finep também está presente no evento em Brasília com um estande no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em que são exibidos projetos apoiados pela financiadora em uma apresentação com óculos de realidade virtual.

Retomada com vigor

"É muito bom estar aqui para o lançamento da SNCT, especialmente depois de alguns em que a Semana foi desprezada, secundarizada pelos Governos anteriores. Hoje, ela é retomada com vigor e muito prestígio, com autoridades, ministros de estado, e a juventude presente. A Finep não poderia estar de fora desse evento fundamental para a divulgação da ciência brasileira, que começou há vinte anos, no primeiro Governo Lula, e agora volta, com muita energia, novamente com o presidente Lula", afirmou o presidente da Finep, Celso Pansera. 

Para a ministra do MCTI, Luciana Santos, "este é um evento que mobiliza a população em torno do papel da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os nossos desafios de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida do nosso povo. E eu fico muito feliz por estarmos celebrando os seus 20 anos em um ambiente de reconstrução", disse. 

Na ocasião, a ministra Luciana Santos anunciou o investimento de R$ 100 milhões em ações de popularização da ciência em 2023.

Educação

Também no dia 17/10 foi inaugurada a 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, organizada pelo Ministério da Educação. O ministro Camilo Santana destacou que o país só se torna soberano, forte, independente e justo investindo em educação, ciência e tecnologia. "Quando o presidente Lula convocou os seus ministros, ele nos desafiou para a reconstrução deste país. Nos últimos anos houve o desmonte das universidades, dos institutos federais, da saúde e da ciência. Estamos fazendo um processo de reconstrução", afirmou. 

Já a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou que a ciência dá suporte para grandes transformações. "A ciência tem prestado um serviço muito importante para a humanidade", destacou, lembrando os alertas para enchentes e queimadas emitidos por institutos de pesquisa, além das pesquisas sobre mudanças climáticas. "Um dos maiores exemplos disso é o Painel Intergovernamental pela Mudança do Clima. No momento em que cientistas de diversas partes do mundo assumiram que a ciência não tinha uma resposta para os problemas desenfreados do clima e que deveríamos nos orientar pelo princípio da precaução".

A ministra Nísia Trindade explicou que a participação do Ministério da Saúde na 20ª SNCT vai reforçar a importância da vacinação. "Este é um dos grandes desafios que temos hoje: lidar com a desinformação que não é um fenômeno isolado no Brasil. Vamos recuperar esse espaço, retomar essa agenda e fazer construção sólida com a sociedade de colocar a ciência como parte essencial da democracia e soberania do país".

A SNCT promove atividades em todo o país até 22/10. Confira a programação no siteNas redes da Finep, veja a cobertura do lançamento oficial da SNCT. Acesse as fotos do evento no Flickr do MCTI.

(Com informações do MCTI)