Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep fala na abertura do Congresso Internacional de Inovação da Indústria e palestra em mesa com Mariana Mazzucato
fechar
Compartilhar

cni abertura foto

"Precisamos de medidas consistentes de longo prazo para girarmos a chave da economia e do processo produtivo brasileiro, com a valorização da inovação, da sustentabilidade e da equidade”, disse o presidente da Finep, Celso Pansera, na abertura da 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, realizado pela CNI e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio exclusivo da Finep. Ao mesmo tempo em que destacou a necessidade de criação de metas para o setor, Pansera celebrou os mecanismos já existentes no Brasil, que ajudam a criar um ambiente de inovação. A mesa de abertura do evento, na quarta-feira (27/9), contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do presidente da CNI, Robson Andrade, do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e do coordenador da MEI, Pedro Wongtschowski.

Na abertura, a ministra Luciana Santos afirmou que a indústria tem um papel relevante no crescimento do país e lembrou que países industrializados alcançaram um patamar de crescimento mediante o papel do Estado. 

A 10ª Edição, que vai até o dia 28, no São Paulo Expo, na capital paulista, coloca em discussão o tema "Ecoinovação: Rumo à indústria competitiva e sustentável". O evento conta com a participação de 18 palestrantes internacionais e 42 brasileiros, além de painéis e uma área ampla de exposição de tecnologias e inovações de empresas parceiras.

O público é formado por líderes empresariais, especialistas e representantes governamentais na busca por novos caminhos para a inovação da indústria brasileira e políticas de apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

cni Mazzucato

Na tarde do dia 27/9, o presidente da Finep também foi um dos palestrantes, ao lado da economista e professora da University College London, Mariana Mazzucato, da mesa que debateu o tema Green New Deals e políticas públicas para a ecoinovação: A experiência Internacional e o contexto do Brasil.

Em sua fala, destacou a necessidade de se ter uma economia que seja sustentável do ponto de vista ambiental. “No último governo, tivemos uma redução drástica de estratégias de desenvolvimento. Mas o Brasil tem um potencial enorme de se tornar referência nesse movimento, temos que olhar os gargalos e atuar junto com o setor produtivo para recolocar o País na economia global”, afirmou.

Celso Pansera lembrou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), lançado recentemente pelo Governo, definiu sete eixos para a neoindustrialização brasileira, onde a sustentabilidade é pauta estratégica. “A implementação dessa política envolve inúmeros desafios, e precisamos reorganizar a estrutura institucional e buscar fontes de custeio para o financiamento de todo esse processo", afirmou o executivo, que anunciou a redução das taxas cobradas nos contratos de financiamento da Finep. “Dependendo do risco e do grau de inovação da tecnologia a ser desenvolvida, a Finep vai operar com TR mais 2% ano. “São recursos baratos para apoiar as empresas no processo de neoindustrialização”, concluiu. Veja imagens da mesa. 

Veja a cobertura fotográfica no Flickr da CNI. Acompanhe aqui tudo o que está acontecendo no Congresso Internacional de Inovação.