Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Diálogo Nobel terá apoio da Finep para reunir laureados, comunidade e estudantes em torno da importância da Ciência para o desenvolvimento do País
fechar
Compartilhar

 DialogosNobel
À esquerda, Elias Ramos, Diretor de Inovação e Carlos Aragão, Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ao Centro, Celso Pansera, Presidente. 
À Direita, Fernando Peregrino, Chefe De Gabinete, Janaína Prevot, Diretora Administrativa e Márcio Stefanni, Diretor Financeiro, de Crédito e Captação

 

A Diretoria da Finep acaba de aprovar, com recursos do FNDCT da ordem de R$ 1.54 milhão, apoio ao projeto “Diálogo Nobel no Brasil”, uma encomenda da ABC – Academia Brasileira de Ciências.

Trata-se de uma série de encontros que vão reunir laureados com o Prêmio Nobel, estudantes de graduação e pós-graduação e representantes da comunidade científica brasileira para debater a importância da Ciência.

Realizado nos últimos dois anos em formato virtual, o Diálogo será presencial pela primeira vez, tendo nesta edição como tema “Ideias que mudam o Mundo”. O foco é promover uma discussão sobre a importância da Ciência para a sociedade, bem como sobre a criação de políticas públicas baseadas no conhecimento científico.  

Objetiva ainda estimular o estabelecimento de novas parcerias e cooperações internacionais voltadas para o fortalecimento da Ciência e da Tecnologia no Brasil.

O projeto aprovado tem prazo de execução de 24 meses.

Em 2021, o evento reuniu virtualmente cinco vencedores do Prêmio Nobel com 80 estudantes de 20 países da América Latina e Caribe, para discutir o impacto da ciência e o papel dos cientistas na sociedade.

Passaram por edições anteriores nomes como May-Britt Moser, neurocientista norueguesa agraciada com o Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 2014, por seu trabalho voltado ao estudo de células grade no córtex entorrinal e a bióloga australiana-americana Elizabeth Blackburn, vencedora do Nobel de Fisiologia e Medicina, em 2009, pela sua extensa pesquisa sobre os efeitos da proteção do cromossomo a partir da telomerase, tornando-se a única pessoa nascida na Tasmânia a receber um prêmio Nobel.

O Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Aragão, ressaltou a importância do apoio da Finep à iniciativa “em especial neste momento, em que a Ciência volta a ocupar o seu lugar de devida importância no País e no qual procuramos consolidar os meios de financiamento ao desenvolvimento que se dá pelo Conhecimento”, declarou.

A presidente da ABC, Helena Nader, reafirmou a importância do apoio. “A aprovação desse financiamento por parte da Finep é de uma alegria muito grande, porque esse evento, que vai ser presencial, trazendo estudantes de graduação, de pós-graduação de todo o Brasil para o Rio de Janeiro para dialogarem com prêmios Nobel é único, é a primeira vez que isso é feito na América Latina. Nós já fizemos dois desses eventos, mas foram on-line. Esse será o primeiro presencial, o Rio de Janeiro vai ser a sede e o governo brasileiro, que trouxe a ciência de volta, vai estar presente com seu financiamento.” E concluiu, parabenizando “Eu quero dizer que eu agradeço muito à Finep, ao presidente Pansera, aos diretores, a todos que perceberam a importância e a relevância desse evento. Obrigada, Finep. Nós podemos dizer hoje que onde tem ciência, onde tem educação, tem Finep.”