Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Departamento regional Sul da Finep apresenta linhas de crédito para ambiente de inovação do Norte do Paraná
fechar
Compartilhar

 CianorteJulho2023

O Departamento regional Sul da Finep realizou, no período de 03 a 07 de julho, uma rodada de visitas a oito cidades da região norte do Paraná, em parceria com a Cresol, a Cacinor e as associações empresariais locais. Durante a visita, foram apresentadas linhas de crédito para inovação em empresas tradicionais, incentivando o desenvolvimento e a modernização dos negócios locais.

As cidades visitadas foram Colorado, Paranacity, Nova Esperança, Santa Fé, Astorga, Jandaia do Sul, Cianorte, Marialva e Maringá. “A visita teve como objetivo divulgar informações sobre as oportunidades disponíveis para as empresas que desejam inovar em suas operações e processos”, comentou Flávio Amorim, consultor comercial da Cacinor.

A linha de crédito para inovação em empresas pequenas e médias é o Inovacred, operado por agentes financeiros credenciados – dentre eles, a Cresol. Na ocasião, foram destacadas as possibilidades de empresas de perfil mais tradicional também inovarem. Via Inovacred, as empresas têm a oportunidade de investir em novas tecnologias, equipamentos, capacitação de funcionários e outras ações voltadas para a inovação.

Durante as visitas, foram apresentados exemplos de inovação que podem ser adotados pelas empresas. Além disso, foram fornecidas informações sobre como as empresas podem solicitar a linha de crédito e quais são os critérios e requisitos para acessá-la. Cerca de 100 empresários compareceram aos eventos promovidos. Outro aspecto abordado foi a possibilidade de as empesas contarem com apoio para a elaboração do projeto de inovação, por meio da parceria da Finep com o Sebrae Nacional.

A parceria com a Cresol e as associações comerciais locais também foi destacada durante a visita. “Estar na Cresol e fazer parte das associações comerciais locais é poder contar com diversos benefícios para as empresas, como acesso a serviços financeiros, capacitação, networking, apoio institucional e fortalecimento do relacionamento com a comunidade empresarial”, revelou João Paulo Ruaro, da Cresol, um dos organizadores da iniciativa.

A Cresol, primeira cooperativa de crédito a ser credenciada para operar o Inovacred, já é a segunda maior instituição financeira em número de projetos aprovados, com 48 projetos no primeiro semestre de 2023, que totalizaram cerca R$ 95 Milhões em valor financiado às empresas

Representante da Finep e da regional Sul na agenda, o analista Marco Bruno Manzolillo destacou a importância do investimento em inovação para o crescimento e a sustentabilidade das empresas. Também sinalizou a relevância da parceria com a Cresol e a Cacinor. “O fortalecimento da conexão da regional Sul da Finep com as equipes da Cresol, Cacinor e associações empresariais contribui para dar maior capilaridade à nossas ações de fomento, pois são eles que estão juntos aos empresários locais no dia a dia, e podem ajudá-los na conexão com a Finep”.

Marco Bruno também participou de atividade do Sebrae PR, na cidade de Arapongas, onde apresentou as linhas de crédito descentralizado - juntamente com Cresol, BRDE e Fomento Paraná.