Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Firjan promovem encontro de inovação para sustentabilidade com foco em propriedade intelectual
fechar
Compartilhar

rodada

Thaís Macieira, analista de Inovação da Finep

Duas startups – Enguia e Chemical - que participaram do Programa Mulheres Inovadoras da Finep se apresentaram na 3ª Edição da Rodada de Inovação, que teve como tema Oportunidades com Propriedade Intelectual - Inovação para Sustentabilidade. Realizado pela Firjan - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, em parceria com a Finep, o evento aconteceu na tarde da última quinta-feira (28 de junho), na Casa Firjan, em Botafogo, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

rodada 1

Elaine Pires, CEO da Chemical

rodada 2

Rosana Corrêa, CEO da Enguia

A Enguia, que atua no segmento de consultoria eletrônica em eficiência energética, com foco no monitoramento de emissões em edificações (escolas, hospitais e prédios) cumpriu no ano de 2020 todas as etapas do processo de Aceleração da primeira edição do Programa Mulheres Inovadoras, uma iniciativa da Finep e do MCTI, com apoio do Founder Institute, da Rede Mulher Empreendedora e da Oria Capital. Já a Chemical – startup com sede na Amazônia, que oferece soluções para monitoramento da qualidade da água e impactos ambientais – foi agraciada com o Prêmio na edição 2022 do Programa, que tem como objetivo estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e reconhecimento de empreendimentos que contribuam para a competitividade brasileira.

A Rodada de Inovação contou com a participação de cerca de 100 convidados, entre representantes de empresas, startups e institutos de ciência e tecnologia. O encontro foi uma oportunidade para que empresas, com desafios relacionados à Sustentabilidade, encontrassem soluções inovadoras já existentes, desenvolvidas pela academia e startups. O objetivo do evento é desenvolver o ecossistema de inovação e promover conexões estratégicas entre empresas, startups, Institutos de Ciência e Tecnologia e indústria, proporcionando um ambiente estimulante, de colaboração, troca de conhecimentos e de novos negócios.

Participaram das palestras Antonio Fidalgo, pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Química Verde, além de representantes de três empresas (Porto do Açu, Grupo Energisa e Ocyan), cinco startups (Innomaker, EnGuia, Chemical, Things Go Online e Delta Entech) e dos institutos de C&T, Inova UFRJ, Agir UFF e PUC-Rio. No encerramento, Thais Macieira, analista de Inovação da Finep, apresentou o edital Mulheres Inovadoras de 2023, e Tami Vivas, coordenadora da Firjan, falou das oportunidades de captação de recursos para inovação.

A Rodada de Inovação é um encontro presencial, na Casa Firjan, com inscrição gratuita. As vagas presenciais são disponibilizadas prioritariamente para representantes de indústrias, startups e pesquisadores. Mas também é possível participar de forma virtual. Para mais informações acesse aqui.