Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Edital da Finep irá selecionar gestor para criação de novo Fundo de Investimento em Participações focado em startups
fechar
Compartilhar

Fundo foto site

A Finep acaba de lançar um novo Edital que irá selecionar um gestor e um administrador para atuarem na estruturação de um Fundo de Investimento em Participações - FIP Finep Startup 1. O objetivo é que este novo Fundo receba a atual carteira de empresas investidas pelo Programa Finep Startup, que conta hoje com cerca de 25 empresas.

Lançado em 2017, o Programa Finep Startup tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do apoio às startups brasileiras nascentes, de base tecnológica, que possuam papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercado. O Programa disponibiliza recursos financeiros para que startups, com alto potencial de crescimento e retorno, possam enfrentar, com sucesso, os principais desafios de seus estágios iniciais de desenvolvimento, contribuindo assim para a criação de empregos qualificados e geração de renda para o País.

O capital inicial do novo Fundo será de R$ 45 milhões, cujo aporte será dado principalmente pela integralização dos ativos existentes na carteira do Programa Finep Startup.

A diretora Financeira, de Crédito e Captação em Exercício da Finep, Janaina Prevot Nascimento, destacou que a estruturação de um FIP é importante para que o Programa Finep Startup possa seguir crescendo, além de conferir a governança adequada para o exercício das opções de compra da Finep.

Segundo o superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep, Maurício Marques, o gestor profissional selecionado no edital ficará responsável, entre outras funções, pelo apoio ao desenvolvimento das startups investidas. Ele deverá, ainda, recomendar investimentos adicionais nas empresas (follow-on), e buscar oportunidades de saída para a Finep.

De acordo com o cronograma, gestores credenciados pela CVM podem enviar propostas pelo site da Finep até o dia 19 de maio de 2023. A Banca de Avaliação das propostas elegíveis está agendada, inicialmente, para acontecer presencialmente na sede da Financiadora, no Rio, durante a semana de 26 de junho de 2023.

A Finep convida gestores interessados no Edital a participarem de um Workshop virtual no próximo dia 9 de maio para esclarecimento de dúvidas. Para recebimento do link, favor enviar nome completo, e-mail e nome da instituição para fip_finepstartup@finep.gov.br.

Para mais informações ou dúvidas acesse a Página do Edital ou utilize o email fip_finepstartup@finep.gov.br .