Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Firjan promovem encontro de Inovação Aberta para a área da saúde
fechar
Compartilhar

 firjan

Julia Zardo, Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan 

e Vinícius Galdino, Gerente em exercício do DEIS

A Finep organizou, no dia 30 de março, em parceria com a Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o evento Rodadas de Inovação: Oportunidades com Propriedade Intelectual.

Realizado na Casa Firjan, o encontro reuniu startups, institutos de ciência e tecnologia e a indústria em torno do tema Inovação Aberta na área da Saúde. O objetivo foi, a partir dos desafios apresentados pelas grandes empresas, permitir às startups apresentarem soluções.

Como estratégia para viabilizar esse encontro, a Finep, através do DEIS - Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups, levou startups participantes de seus programas e a gerente do Departamento Regional Sudeste da Finep, Andrea Bentes Leal, apresentou o Programa de Apoio à Comercialização da Propriedade Intelectual.  O Edital destina R$ 75 milhões em recursos de Subvenção Econômica, para empresas (de todos os portes) que se interessem por patentes de inovações tecnológicas, entre outros ativos de Propriedade Intelectual e desejem testar sua eficácia. O objetivo do Edital é tirar patentes tecnológicas da prateleira para o mercado.  

O Programa funciona da seguinte forma: a empresa interessada identifica, em uma universidade ou institutos de pesquisa, a patente tecnológica ou outro ativo de PI de que necessita e que deseja testar e encaminha a proposta à Finep/MCTI, nos termos do Edital.  Uma vez aprovada, o financiamento cobre todo o custo da Prova de Conceito e demais atividades de teste, incluindo equipamentos, pesquisadores e simulações iniciais. O objetivo da prova é que o produto ou processo alcance o TRL (Technology Readiness Level) 7, nível de operacionalidade tecnológica, numa tradução livre, buscando a demonstração de protótipo do sistema em ambiente operacional. Ou seja, é a verificação se a tecnologia funciona na prática.

O DEIS fez uma curadoria das startups participantes a partir de um match prévio entre os desafios das empresas e as soluções propostas pelas startups e convidou quatro delas, participantes de seus programas. A Yosen, do atual Espaço Finep 2022 e três participantes de edições anteriores dos programas Mulheres Inovadoras e Espaço Finep, a saber (Wecare, Riogen e Insitu).  As startups tiveram a oportunidade de apresentar um pitch de seu negócio e tomar parte do evento de networking, com investidores convidados.   

Participaram da abertura do evento, pela Finep, Vinicius Galdino, Gerente em exercício do DEIS e o vice-presidente da Firjan, Carlos Fernando Gross.