Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Programa Crédito Inovação Finep-Sebrae tem sua primeira operação contratada
fechar
Compartilhar

 Programa Finep v1

 

Startup de impacto ambiental de Cascavel (PR), a Ecovitrum é a primeira beneficiada pelo "Crédito Inovação Finep-Sebrae", no âmbito do Programa Inovacred. A cleantech obteve financiamento de R$ 1,45 milhão para investir no negócio de reaproveitamento de vidro, que traz benefícios ambientais por meio da reciclagem e da reutilização da matéria-prima.

A operação foi contratada pela Cresol Baser, um dos agentes financeiros que operam as linhas pelo "Crédito Inovação Finep-Sebrae". A Ecovitrum tem um processo de moagem, limpeza e peneiramento do vidro para a produção de granalha como produto final, com capacidade produtiva de até 100 toneladas por mês. A granalha de vidro é utilizada como abrasivo de custo competitivo para tratamento de superfícies.

A startup pretende ampliar sua linha de microesferas de vidro, em um mercado de reciclagem ainda incipiente no Brasil. As microesferas possuem alto valor agregado no setor, mas dispõem de poucos fornecedores, em sua grande maioria no exterior. Mais de 80% das microesferas utilizadas para pintura viária refletiva são importadas com um valor elevado e dependência do mercado internacional.

Com o desenvolvimento do novo processo produtivo e de uma nova linha fabril, as microesferas de vidro, atualmente usadas em pintura viária, poderão ter novas aplicações, como sinalização viária (pintura de faixas asfálticas) e insumo de argamassa ou concreto na construção civil.

Também será desenvolvido novo método de coleta de matéria prima, otimizando logística e reduzindo custo dos insumos, segundo os planos da Ecovitrum. As novas aplicações aumentarão a capacidade de utilização dos restos e sucatas de vidro, colaborando para a diminuição do impacto ambiental, principalmente nas grandes cidades.

Oportunidade

O "Crédito Inovação Finep-Sebrae" é uma iniciativa que busca auxiliar os donos de micro e pequenas empresas que querem inovar a buscar recursos com melhores condições de mercado. O Sebrae oferece aos interessados orientação e consultoria gratuita para facilitar o acesso às linhas de crédito. Além disso, pode conceder a garantia para o crédito por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

"O programa é amplo e permite não só empresas de base tecnológica acessarem o recurso, mas qualquer tipo de empresa que tenha necessidade de desenvolvimento ou aperfeiçoamento tecnológico. Nosso intuito com o programa foi criar as melhores condições de mercado e de acesso ao crédito para os pequenos negócios", afirma Thiago Cunha Soares, gestor de Projetos de Inovação do Sebrae.

Saiba mais acessando o site do programa .

(Com informações do Sebrae)