Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com apoio da Finep, PhDsoft fará modelagem de infraestrutura do Porto do Açu com gêmeos digitais
fechar
Compartilhar

 PHdsoftImagem ilustrativa mostra modelagem de guindaste feita com o gêmeo digital C4D, da PhDsoft, para o Porto de Houston

 

Empresa global de engenharia e tecnologia, a PhDsoft está desenvolvendo a modelagem de ativos de infraestrutura do Terminal Multicargas (T-MULT), do Porto do Açu, criando gêmeos digitais (simulação de estruturas para promover análises avançadas). A modelagem faz parte de um projeto contemplado com recursos obtidos por intermédio de financiamento da Finep.

"Com o apoio da Financiadora, estamos desenvolvendo a tecnologia para um novo segmento, que é o de infraestrutura. A utilização do C4D, gêmeo digital da PhDsoft, atesta o pioneirismo do Porto do Açu, maior empreendimento da América Latina na área portuária, e representa a expansão da PhDsoft no setor de portos, atendendo a vários tipos de ativos no Açu, transformando digitalmente a engenharia para atender as atividades de inspeção, manutenção, integridade e otimização dos custos", afirma Duperron Marangon Ribeiro, CEO da PhDsoft.

Terminal que opera 24/7 desde 2016, o T-MULT possui capacidade para movimentar diferentes tipos de granéis sólidos, como minerais e fertilizantes, além de carga geral, contêineres e carga de projeto. Desde o início das operações do Terminal Multicargas, em 2016, já são contabilizadas 5,9 milhões de toneladas movimentadas, com crescimento anual médio de 45%, o que consolida o T-MULT como importante solução logística da região sudeste.

“A Administração Portuária do Açu busca atrair o melhor em tecnologia, sendo pioneira no Brasil, por exemplo, na implantação de um Centro VTS e na utilização de AtoN virtual. Assim, oferecemos o Porto do Açu como laboratório e, no caso da PhDsoft, o nosso Terminal Multicargas para que a empresa execute a pesquisa e desenvolvimento de gêmeos digitais aplicado à área portuária, projeto que conversa muito bem com as nossas iniciativas voltadas à inovação e transformação digital”, explica Luiz Gustavo Cruz, Gerente Geral de Controle Portuário e Infraestrutura do Porto do Açu.

Além de equipamentos e ativos do T-MULT, incluindo o cais de atracação do Terminal, a PhDsoft também irá modelar as boias de sinalização náutica do canal de acesso ao Terminal 2 do Porto.

"Temos reuniões quinzenais ao longo do projeto e, atualmente, estamos na fase de levantamento de ativos e documentação necessária para construir os modelos digitais", explica Duperron.

 Pioneira no desenvolvimento de gêmeos digitais, a PhDsoft fornece a tecnologia para mais de 110 ativos em todo o mundo. Entre os clientes da empresa estão Modec, Subsea7, Shell e o Porto de Houston.

 "Atuamos no Porto de Houston há dois anos modelando guindastes, e esta iniciativa com o Porto do Açu será a primeira modelagem de infraestrutura portuária da PhDsoft no Brasil. É um grande projeto e estamos felizes com a parceria com a Finep e o Porto do Açu, um empreendimento estratégico para o país, para onde estão convergindo diversos projetos importantes e que queremos participar no futuro", destaca Rosana Ellis, diretora de Operações da PhDsoft.

Para Newton Hamatsu, superintendente de Inovação da Finep, projetos relativos à transformação digital da economia são muito importantes. Por um lado, abrem novos mercados para as empresas que desenvolvem as soluções. Por outro, trazem grande potencial de ampliação da produtividade da economia, com resultados positivos para toda a sociedade.

"Neste sentido, a Finep tem disponibilizado um rol de instrumentos de apoio com vistas a estimular projetos de inovação, sendo a transformação digital um dos temas mais frequentes. Esses instrumentos buscam impulsionar o setor empresarial a desenvolver projetos inovadores, e que possam gerar resultados positivos para o País ", conclui Hamatsu.