Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep recebe a mais alta classificação no IG-Sest - índice que mede a boa governança das empresas estatais
fechar
Compartilhar

 IG SEST
O Diretor André Godoy entre o Secretário de Desestatização Diogo Mac Cord à esquerda
e à direita o Secretário de Governança Ricardo Faria 
e a Diretora de Governança  da Sest Erika Kimura    

A Finep recebeu no dia 1º de dezembro, certificação no IG-Sest — Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério da Economia —, alcançando o nível 1, o melhor  do índice.  A posição já havia sido conquistada pela empresa desde 2018.  Em 2021, porém, ela adquire nova importância. A Finep se classificou num universo de 16 empresas — entre elas Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil e BNDES, enquanto no ano anterior, dividiu a categoria com outras 43.

O certificado IG-Sest foi criado pela Secretaria, em 2017, para a avaliação contínua das estatais federais, em relação ao cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. As empresas classificadas no nível 1 obtiveram notas de 9,08 a 10, calculadas conforme a metodologia prevista no regulamento.  Foram 60 as empresas avaliadas, sendo 45 de controle direto e 15 subsidiárias.

A avaliação levou em conta aspectos de governança, transparência, gerenciamento de riscos e controles. As empresas responderam a um questionário com 50 questões. Entre os itens analisados estão, por exemplo, relatórios anuais de atividades de auditoria interna; ouvidoria ou canal de denúncia; código de conduta e integridade, e até mesmo quesitos como acesso feminino a cargos de liderança e promoção hierárquica que contemple a diversidade e a pluralidade.

O Diretor Administrativo da Finep, André Godoy, recebeu o certificado das mãos do Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord. Segundo Godoy , “o resultado da Finep reflete a ação das diversas unidades organizacionais que, num esforço integrado, aceitaram o desafio e aprimoraram seus processos e procedimentos internos, porque só com a colaboração e esforço coletivo é que se pode garantir o bom desempenho da empresa”.

O presidente da Finep, Waldemar Barroso, registrou sua satisfação com o resultado obtido e afirmou: "a Finep é uma empresa que nos enche de orgulho pela qualidade e relevância de suas entregas e pelo notório comprometimento de seu pessoal com o futuro da organização. Tenho certeza que continuaremos, juntos, na busca contínua por melhores resultados e impactos para a sociedade brasileira."