Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep traz balanço positivo da parceria com agências pares alemãs no palco do Green Rio 2021
fechar
Compartilhar

godoyemarcelocamargoDiretor André Godoy e superintendente Marcelo Camargo, durante o Green Rio

 

O segundo dia do Green Rio, evento que discute a Bioeconomia na América Latina e na Amazônia, contou com apresentação do superintendente da APDT – Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento da Finep, Marcelo Camargo, no painel German-Brazilian Bioeconomy Workshop. No dia 25/11, durante a abertura, o presidente em exercício da Finep e diretor administrativo, André Godoy, destacou a importância do evento no atual contexto em que “economia e sustentabilidade não podem andar separados”. Veja aqui.

Representando o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Marcelo Bortolini, Camargo fez um balanço da parceria Brasil e Alemanha que resultou na chamada conjunta lançada em 2020, sob o título “Soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha em projetos de Bioeconomia”.

Em um breve histórico sobre a cooperação da Finep com seus pares alemães, Camargo destacou a importância da parceria Brasil-Alemanha e a necessidade de se estabelecer um fluxo contínuo de novos acordos para evitar os grandes hiatos observados no passado — o primeiro acordo firmado entre a Finep e a DFG alemã data de 2006. O segundo memorando de entendimento foi assinado somente em 2019, com as agências alemãs Forschungszentrum Jülich GMBH-FZJ e Fachagentur Nachwachsende Rohstoffe – FNR, resultando na chamada pública lançada em 2020.

Ressaltou ainda a importância de futuras chamadas terem como tema central ativos da biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de materiais com menos impacto social e ambiental.  E citou como exemplo a macaúba, coco de uma palmeira brasileira, cujo endocarpo — parte interna da fruta —, pode ser usado em substituição a agregados do concreto tradicional, na fabricação da argamassa e concreto permeável.

Em sua nona edição, o Green Rio tem como objetivo consolidar o Brasil como um país estratégico no campo da Bioeconomia — área do conhecimento dedicada ao consumo consciente em equilíbrio com o meio ambiente e recursos naturais —, no cenário mundial.

Na edição de 2021, o evento volta em formato híbrido, presencial na Marina da Glória no Rio de Janeiro e por transmissão online, de 25 a 27 de novembro. Além de conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável, o público tem acesso gratuito às conferências com palestrantes brasileiros e de outros países.

A Finep é patrocinadora do evento que, desde 2012 vem se firmando como plataforma de negócios reunindo expositores, palestrantes e representantes da economia verde. Para se inscrever e assistir às últimas conferências online basta acessar http://www.greenrio.com.br/.