Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Startup premiada no Programa Mulheres Inovadoras da Finep/MCTI aposta na expansão do agronegócio
fechar
Compartilhar

 softsul

O agronegócio é considerado um dos principais pilares da economia brasileira. Segundo cálculos de 2020 do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor tem uma notável participação de 26,1% do PIB brasileiro. A crescente expansão do agro é solo fértil para geração de oportunidades de negócio, como é o caso da Softsul, agtech criada pela empresária Aline Catiusce e seu sócio Andrei Nazi, umas das 10 vencedoras do prêmio do Programa Mulheres Inovadoras 2021, iniciativa da Finep/MCTI.

A Softsul, sediada em Rondonópolis, Mato Grosso, é especializada em softwares voltados para o agronegócio. Oferece produtos inovadores, com expertise no dia a dia do sementeiro, plataformas que se adaptam a realidade do cliente, solucionando de maneira simples e prática os desafios da produção de sementes. A empresa contempla desde o acompanhamento do campo, controle de qualidade, beneficiamento, armazenagem, rastreabilidade, até o pós-venda.

A empreendedora soube do Mulheres Inovadoras a partir da Rede Mulher Empreendedora (RME), e conta que a premiação foi essencial para mostrar o papel da mulher na tecnologia e no agronegócio, além do ganho de reconhecimento de sua empresa no mercado. “Foi a maior contribuição que poderíamos ter até o momento, um grande aprendizado e incentivo, com pessoas contribuindo para que nosso projeto alavanque. A equipe da Finep é do mais alto padrão de conhecimento; toda a experiência nos levou a outro patamar”.

Além disso, Aline também pontua sobre a importância de um prêmio voltado para mulheres, destacando o suporte e o incentivo para que elas não desistam de seus projetos e não se deixem abalar por fatores externos.

Aline CatiusceAline Catiusce, CEO da Softsul 

Mulheres inovadoras 2021

Na segunda edição do Programa Mulheres Inovadoras, a Finep/MCTI selecionou 30 startups lideradas por mulheres para aceleração, e outras 10 para receberem o Prêmio Mulheres Inovadoras, duas de cada região do Brasil, no valor de R$ 100 mil cada. As vencedoras foram anunciadas em setembro passado. O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com apoio do Founder Institute, da Rede Mulher Empreendedora e da Oria Capital. Seu objetivo é estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.