Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Uma das vencedoras do Prêmio Mulheres Inovadoras 2021, Epistemic ajuda a cuidar da epilepsia
fechar
Compartilhar

 epistemic
Apesar de afetar cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, 40 milhões delas em países desenvolvidos, a epilepsia continua sendo um desafio para cientistas. Foi pensando em melhorar a qualidade de vida dos que sofrem com esse mal que a Epistemic, startup de São Paulo, uma das 10 vencedoras do Prêmio Mulheres Inovadoras 2021, desenvolveu o projeto Aurora. Com um dispositivo que alerta com uma média de 30 minutos de antecedência quando uma crise está por vir, o Aurora possibilita que o paciente se previna e procure ajuda.

O Aurora foi criado por meio da convivência de médicos e pacientes, para que suas necessidades fossem compreendidas, e com estudos minuciosos sobre a doença, comparáveis às melhores pesquisas do mundo. Agora, para disponibilizar o Aurora para o mercado, a Epistemic se prepara para entrar em testes clínicos, que irão aprimorar ainda mais o projeto. O objetivo final, diz Paula Gomez, CEO da startup, é atingir pessoas com epilepsia no Brasil e no mundo, tendo em vista que seu trabalho é inovador no âmbito nacional e internacional. O eletroencefalograma em miniatura produzido, segundo Paula, é o mais eficiente no mercado.

paulagomexceoepistemicPaula Gomez, CEO da Epistemic

Além desse projeto, a startup conta também com o Epistemic App, um diário de epilepsia para assistir médicos e pacientes com alertas para o horário da medicação e perguntas sobre o dia a dia dos pacientes e suas crises - disponível para download na Google Play Store -, e uma plataforma online para facilitar o acesso dos médicos às informações e históricos dos pacientes.

Sobre o Programa Mulheres Inovadoras, Paula afirma que o diferencial máximo é a mentoria: "Geralmente, o mentor fica com você na hora das reuniões e é isso. Já no Mulheres Inovadoras, nossa mentora foi muito próxima, indo atrás de informações e nos dando ótimas dicas". Além disso, ela reforça a ótima oportunidade de conhecer mulheres inovadoras do Brasil dispostas a compartilhar suas histórias. Nascida em 2015, do desejo de Paula de empreender somado com as pesquisas de sua mãe - que desenvolveu uma metodologia de previsão de crises epilépticas - a Epistemic busca continuar se adaptando e aprimorando para melhorar a qualidade de vida de cada vez mais pessoas com epilepsia.

Mulheres inovadoras 2021

Na segunda edição do Programa Mulheres Inovadoras, a Finep/MCTI selecionou 30 startups lideradas por mulheres para aceleração, e outras 10 para receberem o Prêmio Mulheres Inovadoras, duas de cada região do Brasil, no valor de R$ 100 mil cada. As vencedoras foram anunciadas em setembro passado. O Programa Mulheres Inovadoras é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com apoio do Founder Institute, da Rede Mulher Empreendedora e da Oria Capital. Seu objetivo é estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.