Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep/MCTI participa de eventos de inauguração no CPQD e no Sírius e da 1ª Feira do Nióbio, com MCTI e Presidente da República.
fechar
Compartilhar

 sirusniobio2021

Ministro do MCTI, Marcos Pontes (à direita), presidente da Finep, Waldemar Barroso (ao centro),
e outras autoridades, 
acompanham o presidente da República, Jair Bolsonaro, na 1ª Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas (SP)

  

A Finep/MCTI participou, no dia 8/10, de três eventos em Campinas (SP), com as presenças do ministro do MCTI, Marcos Pontes, e do presidente da República, Jair Bolsonaro. Pela manhã, aconteceu a inauguração do Complexo Laboratorial de Conectividade do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico em Telecomunicações (CPQD), instituição apoiada pela Finep e também vinculada ao MCTI. Os diretores da Finep, Otávio Augusto Burgardt (Inovação), e Marcelo Bortolini (Desenvolvimento Científico e Tecnológico) representaram o presidente da Financiadora, Waldemar Barroso, no evento.

Com o novo complexo de laboratórios, o Brasil ganha um novo espaço de última geração para testes relacionados a redes de comunicação, com ênfase no 5G e em novas tecnologias.

A mesa foi composta pelo presidente do CPQD Sebastião Sahão Júnior, ministro das Comunicações, Fábio Faria, pelo secretário executivo do MCTI Sérgio Freitas de Almeida, representando o ministro astronauta Marcos Pontes, pelo prefeito de Campinas Dário Saadi e pelo presidente do Conselho Curador do CPQD, Antônio Carlos Valente.

Novas linhas do Sirius e Feira do Nióbio

À tarde, o ministro do MCTI, Marcos Pontes, o presidente da Finep, Waldemar Barroso, além de outras autoridades, acompanharam o presidente da República na inauguração das novas linhas do Sirius, o acelerador de partículas de luz sincrotron, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), afiliada do MCTI, que também conta com apoio da Finep.

Foram inauguradas 5 novas linhas de luz no Sirius, que passa a contar com 6 estações de pesquisa, todas inauguradas nos últimos 2 anos, que vão contribuir com pesquisas de ponta em diversas áreas do conhecimento. Durante o evento, também foram entregues novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) que integra o CNPEM/MCTI, dedicadas à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas que possibilitam desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e energia.

Em seguida, na 1ª Feira Brasileira do Nióbio, foram apresentados produtos já desenvolvidos pelas empresas em conjunto com a academia, voltados para a aplicação do mineral com intuito de contribuir com o posicionamento do Brasil no cenário mundial como referência voltada à produção, caracterização e aplicação do nióbio. O ministro do MCTI acompanhou o presidente da República nas demonstrações, junto com outras autoridades.

“A ciência e a tecnologia estão ao nosso redor, no nosso dia a dia. É através da ciência e da tecnologia que nós temos todos os benefícios da vida atual. E é bom lembrar que todos os países que hoje são desenvolvidos assim são porque investem e trabalham com ciência e tecnologia de forma estável e durante décadas”, disse o ministro do MCTI, Marcos Pontes, no evento.

 

(Com informações do MCTI)