Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep realiza Banca do Espaço Finep com apoio da Firjan, Tata e Parque Tecnológico da UFRJ
fechar
Compartilhar

 

bancaprintmateria

Banca Examinadora Espaço Finep/MCTI 2021

A Diretoria Financeira, de Crédito e Captação (DRFC)da Finep, pela Área de Empreendedorismo e Investimentos (AEIN) e seu Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups (DEIS) realizou, de 21 a 23 de setembro, a segunda fase do Processo de Seleção das Startups que integrarão o Programa Aceleração Espaço Finep/MCTI - Edição 2021.

Trinta e uma empresas de setores como Saúde, Educação, Nanotecnologia, Biotecnologia e Indústria 4.0 se apresentaram para a Banca Avaliadora formada por 12 integrantes de diversas áreas da empresa e seis avaliadores externos, representantes dos parceiros do programa. Em razão das medidas sanitárias vigentes, a Banca examinou as candidatas por videoconferência. “Ficamos muito felizes de, mesmo em um contexto tão desafiador, conseguir realizar mais uma etapa da nossa agenda de valor à sociedade, alinhada com assuntos prioritários do MCTI”, ressalta o diretor Adriano Lattarulo.

Serão selecionadas 10 empresas para integrarem um processo de aceleração de cerca de cinco meses, que terá início no dia 9 de novembro de 2021. Aquelas que realizarem a contento todas as atividades receberão um prêmio no valor de R$ 150 mil. O superintendente Maurício Marques buscou apoio da Diretoria Executiva – que reconhece e valoriza a iniciativa – e que por sua vez concedeu um aumento de 50% na premiação desta edição.

O Programa de Aceleração Espaço Finep tem como objetivo agregar às startups conhecimento e articulação, com foco em marketing e vendas, auxiliando-as na revisão e ou adequação de sua proposta de valor e de seu modelo de negócios, bem como na identificação de oportunidades de mercado com fornecedores, parceiros e clientes. Todo esse trabalho alinhado ao processo de construção de uma estratégia de comercialização de seus produtos e serviços. Como explica o coordenador do Programa, André Calazans “por meio de análise dos programas de aceleração existentes e das demandas das startups, identificamos uma grande necessidade de ações que as auxiliem no processo de venda de seus produtos e serviços, uma vez que a qualificação tecnológica é que geralmente se destaca no perfil dos empreendedores."

A edição 2021 do Programa contou com as parcerias da: Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Tata Consultancy Services e Parque Tecnológico da UFRJ, que se declararam unânimes em sua satisfação com a experiência.

Para Natali Emerick, do Parque Tecnológico da UFRJ, "ficou evidente o potencial das startups que passaram pela banca nesta edição do Espaço Finep. Avaliamos ótimas empresas. Parabéns à Finep pela iniciativa e por toda organização e condução do Programa."  Livia Savignon, da Tata Consultancy, endossa a opinião: “ A qualidade do evento e o programa vêm para cobrir um gap do mercado, apoiando as empresas para que elas possam aumentar sua conversão! Isso só reforça o papel transformador da FINEP como player relevante e essencial no ecossistema de inovação! “ Da mesma opinião, Tami Vivas, da Firjan, acrescenta: “Participar da banca do Espaço FINEP foi uma experiência muito interessante e ao mesmo tempo desafiadora, devido à qualidade, criatividade e grau de inovação das empresas finalistas. Parabenizamos a FINEP pela impecável condução do processo seletivo. Será uma difícil tarefa de selecionar as melhores entre tantos projetos incríveis! “

O resultado preliminar desta segunda etapa será publicado no site da Finep no dia 29 de setembro de 2021 e o resultado final, após a fase de recursos, no dia 21 de outubro de 2021.