Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Edital da Finep-MCTIC e Governo do Piauí apoiará tecnologias para Covid 19
fechar
Compartilhar

 edital finep piaui

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e o Governo do Piauí, representado pela Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí) anunciaram, no último dia 30 de abril, edital no valor de R$ 2 milhões para inovação em empresas do Estado. Os temas apoiados no edital abrangem as áreas da Saúde, Tecnologias da Informação e Comunicação, Inovação, Diversificação e Competitividade, Cadeia produtiva de alimentos e Gestão Pública e Turismo. Os projetos da área de saúde deverão contemplar tecnologias voltadas a ações de combate à pandemia da Covid 19.

Do total de recursos, a previsão é aplicar até R$ 600 mil em tecnologias que ajudem no tratamento de pacientes com a doença. Desta forma, propostas aderentes ao tema, enviadas até o dia 11 de maio próximo, terão análise imediata e em caráter excepcional, em razão do Decreto Estadual nº 18.895, de 19 de março de 2020.

A chamada pública faz parte do Programa TecNova II, que tem como finalidade apoiar, por meio da concessão de recursos não reembolsáveis, de subvenção econômica, o desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores de empresas. A iniciativa busca, ainda, alavancar setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política estadual de inovação. As inscrições para o edital já estão abertas e podem ser feitas através do sistema SIGFapei.

O novo edital atende chamado recente do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que, em sintonia com o Ministério da Saúde, solicitou a todas as suas unidades vinculadas, que buscassem, em caráter emergencial, soluções que viabilizassem atender a demandas por tecnologias voltadas para o combate ao coronavírus, em especial kits de diagnósticos e respiradores mecânicos (ventilação forçada). Na ocasião, a Finep-MCTIC acionou a rede de Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs de todo o país, para avaliarem medidas emergenciais a serem tomadas. O edital com o Governo do Piauí é resultado desta iniciativa e espera-se que seus resultados ajudem não somente o povo piauiense, mas toda a população brasileira a superar essa pandemia.