Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa da inauguração da Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especias “Fausto Castilho”, na UNICAMP
fechar
Compartilhar



No dia 09/03, será inaugurada a Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especiais “Fausto Castilho” (BORA), às 14h, na UNICAMP. O gerente do DIEP (Departamente de Infraestrutura em Pesquisa), Rodrigo Novis, e o analista Arthur Patitucci, também do DIEP, estarão presentes na cerimônia, representando a Finep.

Para a realização do projeto, foram aportados R$ 9,3 milhões pela Finep /FNDCT. A Biblioteca abriga obras de alto valor histórico, cultural e intelectual, possibilitando o tratamento adequado das obras raras e especiais da Universidade. O acervo também será digitalizado e disponibilizado online, para maior divulgação do conteúdo.

Sobre o prédio

Dividido em quatro pavimentos, o edifício foi projetado de acordo com as exigências técnicas de conservação de acervos para que as coleções estejam protegidas dos danos causados por umidade, incidência de luz solar, oscilações de temperatura, ações de agentes biológicos etc.

Está localizado em uma área central do campus da Universidade, próxima às unidades das áreas de Humanidades (Instituto de Artes, Instituto de Estudos da Linguagem, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Economia e Faculdade de Educação) e dos arquivos documentais da Unicamp

O prédio prevê a instalação de um laboratório de digitalização profissional, que contará com o apoio de uma equipe de pesquisadores da Universidade para o desenvolvimento de recursos de disseminação e uso de informações em formato digital.

Com a implantação dessa biblioteca, pretende-se dispor de recursos avançados para o trato com obras raras, de forma a constituir muito mais que um depósito de obras especiais que demandem cuidados notáveis de conservação, sendo um verdadeiro laboratório de fomento à pesquisa no campo das humanidades e oferecendo amplo acesso a conteúdos de alto valor.

Serviço

Dia 09/03

Horário: 14h

Local: UNICAMP