Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Brasil ganha laboratório avançado de interferência eletromagnética
fechar
Compartilhar

EMI foto

O Parque Tecnológico de São José dos Campos inaugurou na quarta-feira (19/2), o laboratório de compatibilidade e interferência eletromagnética (EMI/EMC), financiado pela Finep com recursos da ordem de R$ 11,5 milhões. O superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep, Marcelo Camargo, representou a Finep no evento. Empresas convidadas aproveitaram a ocasião para conhecer a infraestrutura do novo espaço de pesquisa - considerado o mais moderno do Brasil neste segmento.

A instalação do laboratório, que é multiusuário, vai viabilizar a realização de ensaios de compatibilidade e interferência eletromagnéticas (EMC e EMI) necessários para testes de projetos ou produtos em fase de desenvolvimento.Os clientes em potencial são empresas das áreas de defesa, aeronáutica, automotiva, industrial, médica e de tecnologia da informação e comunicação.

A estrutura conta com uma câmara semianecoica blindada de até 40 GHz, sala de amplificadores, sala de controle e equipamentos para ensaios de emissão eletromagnética radiada e conduzida.

Diferenciais

Os equipamentos do laboratório são calibrados e possuem rastreabilidade aos laboratórios acreditados e apresentam resultados totalmente confiáveis, de acordo com as normas aplicáveis. “O receiver ESW8 é um dos destaques deste laboratório”, conta Rubiane Oliveira, coordenadora de laboratórios do PqTec. “O equipamento lê os dados em tempo real e fornece informações precisas em cerca de um terço do tempo dos outros equipamentos disponíveis no país”, afirma.

O ambiente do laboratório é operado pela LACE, empresa de engenharia especializada em soluções de compatibilidade eletromagnética, que tem uma equipe técnica altamente capacitada para acompanhar todo o processo de desenvolvimento e de testes, além de dar apoio para ajustes necessários durante o processo.

“Com o Laboratório do PqTec, podemos oferecer uma infraestrutura de desenvolvimento de hardware eletrônico diferenciada e de excelência”, resume Henrique Lemos de Faria, diretor executivo da LACE.

Com equipamentos de última geração e equipe de apoio para os testes, o cliente economizará tempo e custos com os ensaios, que reflete de igual modo no desenvolvimento do produto.