Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. 1º Seminário sobre Fundos Patrimoniais acontece em Maceió dia 28/1
fechar
Compartilhar

 Endowmentsitepng

 

No dia 28/1, o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e a Finep – Inovação e Pesquisa, promovem o 1º Seminário Sobre Fundos Patrimoniais, em Maceió (AL).

O objetivo é discutir origens, conceitos, processo de criação e de implementação dos fundos patrimoniais 'endowment' – espécie de estrutura financeira criada por instituições de diversas tipos - geralmente educacionais ou culturais - para direcionar doações e dar sustentabilidade de longo prazo a organizações sem fins lucrativos.

Nos EUA, por exemplo, onde esse mecanismo existe há décadas, é comum na maioria das universidades, sendo o mais conhecido o da Universidade de Harvard, cujo total soma mais de 36 bilhões de dólares. No Brasil, os fundos 'endowment' foram aprovados pela Lei 13.800/2019.

Segundo Adriano Lattarulo, Diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, "como o País tenta inaugurar uma nova fase na sustentação de projetos de Ciência e Tecnologia de médio e longo prazos, os 'endowments' podem representar um alento para alavancar recursos privados para o setor de pesquisa e inovação", afirma.

Serão dois seminários sobre o assunto, o segundo está previsto para o dia 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O público alvo são dirigentes e colaboradores das Fundações de Apoio, universidades e centros de pesquisa, coordenadores de projetos de ciência e tecnologia, promotores do ministério público, investidores potenciais, especialistas do mercado, entre outros interessados.