Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Startups do RJ têm destaque em evento promovido pela Finep, AgeRio e Firjan
fechar
Compartilhar

firjan 1
(da esq. para a dir.) Presidente da Finep, General Waldemar Barroso,
diretor executivo do Senai e Sesi, Alexandre dos Reis, e diretora da AgeRio, Dara Silva

 

"São encontros como este, nos quais renovamos nossas parcerias e vemos exemplos claros da inovação real, que nos motivam a ter muita esperança de que o Rio de Janeiro vai mudar, por meio do empreendedorismo e do trabalho de todos nós", disse o presidente da Finep, General Waldemar Barroso, na abertura do evento "Startups fluminenses e suas inovações: casos de sucesso de financiamento".

O encontro aconteceu na quarta-feira (4/9) na Casa Firjan, no Rio, promovido pela Finep, AgeRio e Firjan. O objetivo foi apresentar startups do Estado do Rio de Janeiro apoiadas por programas de fomento, mostrando o impacto das ações na trajetória de cada empresa. Além disso, foram discutidos os desafios inerentes à comercialização das inovações.

O diretor executivo do Senai e Sesi, Alexandre dos Reis, e a diretora da AgeRio, Dara Silva, também participaram da mesa de abertura. Na ocasião, as duas entidades assinaram um Termo de Cooperação, formalizando a intenção de dar continuidade ao trabalho conjunto para o fomento da inovação no estado do RJ.

Cases

A segunda parte do evento contou com um painel em que cinco empresas fluminenses com crescente destaque no mercado nacional apresentaram seus empreendimentos - Ciclo Orgânico, Displace, Nextale, Mainô e Incentive.me, as duas últimas apoiadas pela Finep.

Outra startup que obteve financiamento da Finep - a VM9 - participou do último painel do dia, no qual também esteve presente Raphael Braga, superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep.

firjan 2
Raphael Braga no painel com cases e debate sobre desafios das startups no RJ

Segundo Braga, "há um movimento cada vez mais intenso no Rio de Janeiro em busca de soluções para alavancar novos negócios. O Rio tem instituições importantíssimas e sólidas, individualmente, mas o ecossistema de inovação ainda carece de muito avanço. Uma das grandes necessidades é a coordenação das ações que estão sendo desenvolvidas entre parceiros, e a Finep está lançando, até o ano que vem, uma ferramenta para facilitar essa interação, que é o Hub da Inovação". 

Startups

Incentive.me, Mainô e VM9 receberam investimento do programa Finep Startup. Participaram ainda empresas financiadas pelo Inovacred 4.0, que tem parceria da AgeRio, e outros empreendimentos apoiados pelo Edital de Inovação Sesi/Senai.

"Os negócios das startups são, fundamentalmente, soluções inovadoras para resolver problemas de mercado que as empresas tradicionais ainda não resolveram de forma satisfatória. Esses negócios geram postos de trabalho e influenciam o crescimento do PIB local de forma significativa", explica Felipe Somolinos, COO da Mainô.

Para Jansen Moreira, CEO da Incentive.me, eventos como esse servem para mostrar aos empreendedores do Rio de Janeiro que ainda há suporte local para inovar. "O acesso ao capital de risco do programa Finep Startup é fundamental para sustentar nossa operação inovadora até uma futura consolidação no mercado", afirma Moreira.

CEO da VM9, Marcos Marconi comemora os resultados da parceria com a Finep: "Os recursos do programa estão proporcionando a VM9 a manter sua infraestrutura operacional e executar a estratégia comercial, gerando oportunidades de negócios e ganho de visibilidade de mercado, a exemplo de Viena, capital da Áustria, que adotou as soluções da empresa para estruturação de uma plataforma de dados no âmbito do programa europeu Smarter Together". Para ele, o instrumento disponibilizado pelo Finep Startup é responsável por estabelecer uma relação prática entre a criação de soluções inovadoras e a consolidação da sustentabilidade financeira como negócio de fato.

Outras empresas que compuseram o painel moderado pelo gerente geral de Negócios da Firjan, Senai e Sesi, Carlos Magno Lucas, foram VitalTec e Nutrebem. A mesa também teve a presença da superintendente da AgeRio, Tatiana Oliver.

firjan 3
André Godoy, diretor da Finep

No encerramento do encontro, o diretor Administrativo da Finep, André Godoy, disse que "há uma mudança positiva acontecendo no momento - as diretrizes do Governo Federal indicam que as instituições governamentais devem interferir apenas onde houver falhas no mercado. E é nisso que a Finep está empenhada, renovando seus instrumentos, sempre alinhada com o MCTIC, em prol do desenvolvimento