Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apresenta linhas de financiamento para o setor eólico em Natal (RN)
fechar
Compartilhar

energia eolica

Patrocinadora do evento em edições anteriores, a Finep também estará representada no 11º Fórum Nacional Eólico - Carta dos Ventos, que este ano será realizado na cidade de Natal (RN), no período de 14 a 16 agosto. No dia 16, o gerente do Departamento Regional Nordeste da empresa, Paulo Resende, fala às 9h na Plenária 4 sobre Financiamento da Indústria Eólica no Brasil, ao lado de representantes do BNDES, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Na oportunidade, Resende também se reune com o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para discutir possibilidades de apoio a projetos de pesquisa da Instituição.

Considerado o principal encontro político-econômico do setor eólico nacional, o vento foi palco, em 2009, para a assinatura do documento de compromisso que iniciou a grande arrancada do setor eólico brasileiro, consolidando uma convergência de objetivos e definição de atribuições de cada agente. O compromisso do Fórum é de renovação a cada ano, com abordagens dinâmicas, conferencistas impactantes e debates oportunos.

Mais de dois terços das operações do setor eólico nacional estão concentradas na Região Nordeste do Brasil. Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco lideram o ranking de empreendimentos instalados e continuam atraindo novos investimentos graças à natureza pródiga, mas também em razão das ações dos governos federal, estaduais e municipais.

“É muito importante manter uma agenda permanente de contato com os estados, pois é a partir deste relacionamento que surgem demandas para apoio da Finep a projetos de inovação de empresas e instituições da região”, afirma Resende.

Segundo o executivo da Finep, a agenda de fomento tem foco no crédito, mas abrange todas as formas de apoio da Financiadora. “Em relação às ICT's, por exemplo, há um grande interesse na linha Finep CONECTA, como uma oportunidade para a atração de mais recursos. Por parte dos empreendedores, há uma demanda permanente por informações do Finep Startup e sobre os programas de descentralização (Inovacred e Tecnova)

Somente este ano, já foram visitadas sete capitais do Nordeste, além de importantes cidades da região, como Petrolina e Campina Grande. “Outra ação permanente é o contato por meio das redes sociais, pois desta forma, é possível obter bons resultados mesmo com uma equipe enxuta”, afirma Resende.

A agenda de atividades em Natal abrange ainda a realização de um workshop de inovação, que será realizado na UFRN no dia 15 e aberto a todos os interessados, bem como visitas a empresas e reuniões de articulação com representantes do Sistema Indústria.

Para mais informações sobre o Fórum Eólico clique aqui