Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Centelha Rio Grande do Sul recebe mais de 780 inscrições de ideias inovadoras
fechar
Compartilhar

 

 

centelharsdetalhes

 

 

Foi encerrado na quinta (18/07) o período de inscrições de ideias inovadoras para o Programa Centelha RS, iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Rio Grande do Sul. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

O programa no Rio Grande do Sul é executado pelo governo do estado, por meio da FAPERGS, e em parceira com Sebrae RS, Badesul e Reginp (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação). Os parceiros estaduais são responsáveis por realizar workshops de divulgação do Centelha RS em diversas regiões do estado e o acompanhamento técnico das empresas selecionadas no programa, inserindo-as nos projetos de incentivo ao empreendedorismo

 A iniciativa pretende incentivar o empreendedorismo inovador, que busca transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores, empreendedores, em negócios de base tecnológica, oferecendo recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis. Serão disponibilizados R$ 1,84 milhão para até 50 propostas, recursos oriundos da FAPERGS e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT.

Em sua primeira edição, o Centelha RS recebeu 784 inscrições de ideias inovadas, envolvendo 1968 participantes nas equipes cadastradas no programa. Foram submetidas ideias em diferentes áreas e setores do ecossistema de inovação gaúcho, com destaque para as  seguintes temáticas: automação, big data, biotecnologia e genética, design, eletroeletrônica,  inteligência artificial e machine learning, internet das coisas (IoT), manufatura avançada e robótica, mecânica e mecatrônica, nanotecnologia, química e novos materiais, tecnologia social, tecnologia da informação (TI) e telecom.

O programa recebeu inscrições de empreendedores oriundos de 104 municípios das sete mesorregiões do estado. Mais de 90% dos proponentes possuem ensino superior, sendo 48% destes com pós-graduação. Do total de proponentes, 26% declaram possuir vínculo com Instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs), 15 % com incubadoras de empresas e 11% com empresas. 

Saiba mais

O Programa Centelha é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o CNPq e o Confap, operada pela Fundação CERTI e executada por instituições parceiras em 21 estados brasileiros.

O objetivo é disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do País.

As inscrições estão abertas nos estados da Paraíba (até 16/08), Sergipe (até 20/07), Santa Catarina (até 31/07), Bahia (até 07/08), Mato Grosso do Sul (até 25/08). Abrem inscrições em breve os estados do Amapá, Pernambuco e Minas Gerais. Os demais estados abrem inscrições até setembro. A lista completa dos estados participantes, benefícios oferecidos e informações para inscrições podem ser encontradas no site:  www.centelha.gov.br  ou www.programacentelha.com.br