Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Números que nos definem
fechar
Compartilhar

numeros definem
Maior financiadora de inovação da América Latina, a Finep apoia a ciência e
a tecnologia há mais de meio século

Inspirada em agências similares da Europa e Estados Unidos que impulsionavam o desenvolvimento científico e tecnológico de seus países, a Finep — Financiadora de Inovação e Pesquisa nasceu em julho de 1967 com o propósito de fomentar tais setores em seu país. A empresa foi destacada do então Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE, atual BNDES) como instituição independente para desenvolver uma expertise única, capaz de alcançar resultados mais efetivos do que apresentava como um braço do banco. Desde então, apoiou e investiu recursos próprios e de fundos específicos em mais de 30 000 projetos de universidades, centros de pesquisas públicos e empresas privadas.

Mesmo em tempos difíceis como os atuais, em que contingenciamento de verbas e a instabilidade econômica prejudicam os investimentos em pesquisa, a empresa mantém seu propósito de financiar a criatividade e a inovação entre os cientistas e pesquisadores no país por meio de investimentos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Nos últimos doze meses, a agência de fomento investiu em mais de meio bilhão de reais em projetos como:

Programa CT Infra para investimentos em infraestrutura de pesquisa;

Cooperação técnica com a Agência Espacial Brasileira (AEB) no valor de R$ 31 milhões;

Apoio à participação de estudantes brasileiros em Olimpíadas científicas na China, na Austrália , no Japão e no Equador;

SOS Equipamentos, uma linha de crédito de R$ 30 milhões para manutenção de aparelhos de pesquisa;

Laboratório Nacional de Nanotecnologia, inaugurado em junho;

Projeto Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica do país;

Acordo de desenvolvimento tecnológico com a União Europeia.

Um retrato em cifras

numeros definem 2