Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa de Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)
fechar
Compartilhar

 

confaparaíba123

 

Representantes das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), Finep, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Britânico, Conselho Europeu e autoridades da área acadêmica/científica estarão reunidos em João Pessoa, nos dias 6 e 7 de junho. O objetivo é discutir, durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), oportunidades de parcerias nacionais e internacionais em pesquisa e inovação e como superar as dificuldades financeiras para a pesquisa, em especial para a pós-graduação no Brasil.

A solenidade de abertura do Fórum do Confap Paraíba será aberta ao público e acontecerá na quinta-feira (6), às 9h, no auditório do Sebrae, com as presenças do governador do Estado, João Azevedo Lins Filho; do secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade; do secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Claudio Furtado; representantes do MCTIC, CNPq, Finep, presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa e autoridades convidadas.

De acordo com a programação, às 9h40, haverá a palestra do secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), Aléssio Trindade, e do Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia, Claudio Benedito Silva Furtado, com tema: “SEECT – Um Arranjo Institucional de Sucesso”. Em seguida, será realizada uma mesa redonda com Agências Nacionais (MCTIC, Finep, CNPq, CAPES) que discutirão “Como superar as dificuldades financeiras para a pesquisa, em especial para a pós-graduação no Brasil”. A Finep será representada por Marcelo Camargo, gerente do Departamento de Fomento a Interação Entre Ciências Aplicadas e Inovação. 

A partir da programação da tarde do dia 6, será desenvolvida uma pauta interna iniciando às 14h, no Atlântico Praia Hotel, com mesa redonda entre Parceiros Internacionais, sobre Resultados e perspectivas dos acordos e convênios com o Confap, que beneficiam pesquisadores de vários Estados do Brasil, através de parceria com as FAPs estaduais. Em seguida, será apresentado o Programa Ciência na Escola, por Maria Zaira Turchi (MCTIC) e o Programa Popularização da Ciência, por Ivo Leite Filho (MCTIC). As ações do Sebrae serão tema de palestra do Sebrae Nacional.

O Fórum Confap Paraíba continua no dia 7, às 9h, com apresentações de Projetos de Pesquisa para Políticas Públicas – Parcerias, por José Ricardo de Santana – Secretário Executivo da CMED-SE; Um Caso de Planejamento: FAPDF, por Alexandre André dos Santos; e Relato dos Grupos de Trabalho e deliberações. O Fórum é uma realização do Confap – Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa e da Fapesq – Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba.