Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Rede Latino-americana de Agências de Inovação será formalizada dia 11
fechar
Compartilhar

 

rede

 

De 10 a 12 de abril, a Innóvate Perú (Programa Nacional de Innovación para la Competitividad y Productividad) promove um evento no qual será formalizada a criação da Rede Latino-americana de Agências de Inovação (ReLAI), em Lima. Acompanhe O LANÇAMENTO

A iniciativa foi uma das propostas do workshop “Agências de Inovação: O Caminho Adiante”, promovido pela Finep e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em julho de 2017. O Presidente da Finep, General Waldemar Barroso, e Alexandre Barragat, do Departamento de Cooperação Internacional, estarão na reunião representando a financiadora.

O objetivo da ReLAI é criar é um ambiente para compartilhar boas práticas, aprendizados e desafios comuns, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a articulação internacional entre as redes de inovação existentes nos nove países signatários, buscando sinergia e fortalecimento institucional. Anunciada em agosto de 2018, a ReLAI conta com financiamento do BID no valor de US$ 600 mil dólares por um período de três anos. A expectativa é que a integração regional em torno da Ciência, Tecnologia e Inovação possa ser ampliada.

O acordo de cooperação, previsto para ser assinado na manhã do dia 11, será firmado entre a Finep e mais dez agências de outros oito países. São elas: Agência Nacional de Promoção Científica e Tecnológica (ANPCyT), da Argentina; Innpulsa, da Colômbia; Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SENACYT), do Panamá; Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT), do Paraguai; Programa Nacional de Inovação para a Competitividade e Produtividade (Innóvate Perú), do Peru; Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (ANII), do Uruguai; Conselho Nacional para Pesquisas Científicas e Tecnológicas (CONICIT), de Costa Rica; Ministério da Indústria, Comércio e MPME (MICM), da República Dominicana; Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC), do Peru; e Agência Córdoba Innovar y Emprender, da Argentina.

Em seu primeiro ano, a ReLAI será presidida pela Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII) do Uruguai. A segunda reunião do grupo está prevista para acontecer no segundo semestre de 2019 em Montevidéu. Ao longo do ano, também estão previstos mais dois encontros virtuais.