Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa da cerimônia de inauguração do Centro de Tecnologia em Asfalto N/NE, da UFC
fechar
Compartilhar

UFCSITE


Referência internacional em pesquisa de pavimentos, a Universidade Federal do Ceará conta agora com mais um diferencial de ponta nessa área. Trata-se do Centro de Tecnologia em Asfalto Norte/Nordeste, inaugurado na quarta-feira (12), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Resultado de um investimento de R$ 3 milhões em estrutura física e outros cerca de R$ 6 milhões em equipamentos, o novo centro é fruto de parceria da UFC com a Finep e Petrobras.

Os analistas da Rogério Medeiros, Clóvis Ferreira, e Ronaldo Bravo representaram a Finep na cerimônia de inauguração. O novo prédio (bloco 734 da UFC) ocupa um espaço de quase dois mil metros quadrados, dedicado aos estudos de infraestrutura de transportes por meio de três laboratórios: o Laboratório de Química e Reologia de Ligantes Asfálticos, o Laboratório de Misturas Asfálticas e Ensaios Mecânicos e o Laboratório de Solos.
O coordenador do novo centro é o Prof. Jorge Soares, docente titular da UFC e também coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Caracterização de Materiais para Infraestrutura (INCT-Infra). O grupo de pesquisa é o núcleo da Rede de Asfalto N/NE, organizada a partir do edital de 2001 do Fundo Setorial de Petróleo e Gás (CTPETRO) – Edital CTPETRO/CNPq-FINEP 03/2001 – que convocava para apresentação de propostas de redes cooperativas de pesquisa do setor petróleo e gás natural nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo Soares, os projetos desenvolvidos com a temática do asfalto na UFC tendem agora a ter maior envergadura por conta dos sofisticados equipamentos do centro, bem como devido à maior integração proporcionada pelo novo espaço, capaz de atender estudantes de graduação e pós-graduação, além dos diversos parceiros internacionais.
"Outro desafio é que parte desses projetos vire pesquisa aplicada e, inclusive, gere os chamados spin offs, ou seja, empresas criadas a partir de pesquisas do laboratório que possam ter produtos inovadores, a serem eventualmente comercializados no mercado", explica o Prof. Soares.

A chamada foi a primeira a reunir Finep e CNPq e tinha o objetivo de fomentar a constituição e consolidação de Redes Cooperativas de Pesquisas, Inovação e Transferência de Tecnologia organizadas como centros virtuais de caráter multidisciplinar nas regiões Norte e Nordeste. “Podemos afirmar, após mais de 15 anos de apoio da Finep através do FNDCT/CTPETRO, que este é um dos grupos que atingiu os objetivos de origem do edital”, afirma Rogério Medeiros.

Um dos reconhecimentos da ideia original do edital é a permanência no nome do novo centro da designação de rede com amplitude para as regiões Norte e Nordeste (N/NE). As novas instalações contaram com o apoio da chamada tríplice hélice: Governo (Finep/CNPq, Estado do Ceará), Academia (UFC e demais participantes da rede N/NE) e Setor Produtivo (Petrobras e Lubnor-CE). O grupo tem uma extensa rede de colaboração com todos as instituições de interesse do setor, tais como DNIT, DER-CE, ANP, IBP, CENPES, bem como com empresas de engenharia da região, e outras instituições de pesquisa do N/NE e de todo o país.

De acordo com Rogério Medeiros, “com a excelência das instalações, equipamentos de ponta e a competência do grupo de pesquisa, o centro tem todas as condições de ampliar os horizontes - como instalação de prestação de consultoria, serviços e inovação para o modelo da indústria 4.0”. De certa forma, isto já vem sendo reconhecido uma vez que o grupo também sedia o INCT-Infra.