Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e MCTIC assinam memorando de entendimento do programa RASTRO com seis instituições em SP
fechar
Compartilhar

2611rastrosp

Da esquerda para direita: Ronaldo Camargo, presidente da Finep, Atila Jacomussi, prefeito de Mauá (SP), Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, e André Godoy, diretor de Administração da Finep

 

A Finep e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) assinaram, nesta segunda-feira (26), memorandos de entendimento com seis instituições para adesão ao Programa RASTRO. A cerimônia, no escritório da financiadora em São Paulo, contou com a presença do presidente da Finep, Ronaldo Camargo, do diretor da Finep André Godoy (Administração), dos superintendentes da financiadora Ivan Carvalho Moraes (Gestão Financeira), Carlos Gutierrez Freire (Secretaria Executiva do FNDCT), Sergio Bresser Pereira (Captação, Crédito e Investimento), do prefeito de Mauá (SP), Atila Jacomussi, e do ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, além de diversas autoridades e convidados.

“É com muita satisfação que assinamos hoje esse acordo com mais parceiros do RASTRO, que vai revolucionar como é feita atualmente a intercomunicação de cargas, transportes e segurança, passando a contar com total integração”, disse Ronaldo Camargo, presidente da Finep, em sua fala. Camargo afirmou que, para o aperfeiçoamento do programa, está sendo montada uma estrutura mista de governança, com quatro ministérios e seis entes privados, que estão sendo convidados.

 

2611rastrosp5

Ronaldo Camargo, presidente da Finep, Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, e André Godoy, diretor de Administração da Finep

 

“O RASTRO é um dos itens que constam nos projetos futuros da Finep, e vamos apresentá-lo ao futuro ministro do MCTIC em poucos dias. Até janeiro, pretendemos firmar acordos nos 26 estados da Federação, mais o Distrito Federal. A expectativa é que, em cinco anos, o Rastro esteja em pleno funcionamento”, acrescentou o presidente da Finep.

Segundo André Godoy, diretor de Administração da Finep, o Rastro é um projeto complexo que inclui uma questão muito importante para a Finep: gestão pública. “Vemos como estratégico para a Finep. A parceria com entidades públicas e privadas será um dos grandes trunfos para ser bem-sucedido”, disse Godoy.

 

2611rastrosp12

Ronaldo Camargo, presidente da Finep, e Gilberto Kassab, ministro do MCTIC

Programa RASTRO

O Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, Veículos e Coisas, projeto conhecido como RASTRO, do Governo Federal, foi criado para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança.

O RASTRO é executado por comitê interministerial, integrado por 12 ministérios, criado a partir de portaria assinada pelo ministro Gilberto Kassab em 28 de novembro de 2017. A Finep atua como agente financeiro do programa, desenvolvendo modelos de financiamento para as ações.

 

2611rastrosp11

Ivan Moraes, superintendente da Área de Gestão Financeira da Finep, Ronaldo Camargo, presidente da Finep, e André Godoy, diretor de Administração da Finep

 

“Esse é um legado importante que vamos deixar para o próximo governo. Já estive em conversas com Paulo Guedes (futuro ministro da Economia) e Marcos Pontes (futuro ministro do MCTIC), que demonstram interesse na iniciativa, com grande expectativa”, disse Kassab.

Governança

Ivan Carvalho Moraes, superintendente da Área de Gestão Financeira da Finep, coordenador do RASTRO, afirmou que esse momento culmina um trabalho intenso realizado pela Finep nos últimos meses. “Estamos agora estruturando a governança do projeto, inclusive com a criação de uma associação do Rastro”, completou.

O secretário Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, afirmou que o RASTRO será fundamental para a cidade. “A gestão das marginais, por exemplo, o monitoramento de cargas e caminhões, origem e destino – isso promoverá um mapeamento e fiscalização essenciais”, comentou.

Entidades que assinaram o memorando:

- Microsoft

- Buonny Projetos e Serviços de Risco Securitários

- Polo Planejamento LTDA

-Prefeitura de Mauá (SP)

- SCIPOPULIS Desenvolvimento e Análise de Dados LTDA

- NTC – A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

 

Confira abaixo mais fotos da cerimônia:

2611rastrosp13

Memorandos foram assinados em cerimônia realizada no escritório da Finep em São Paulo

 

2611rastrosp3

João Octaviano Machado Neto, secretário Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo

 

2611rastrosp4

Ivan Moraes, superintendente da Área de Gestão Financeira da Finep, Ronaldo Camargo, presidente da Finep, e André Godoy, diretor de Administração da Finep

 

2611rastrosp2

Carlos Gutierrez, superintendente da Área da Secretaria Executiva do FNDCT da Finep

 

2611rastrosp6

NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)

 

2611rastrosp7

Buonny Projetos e Serviços de Risco Securitários

 

2611rastrosp8

SCIPOPULIS 

 

2611rastrosp9

Microsoft

 

2611rastrosp10

Polo Planejamento