Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep, e Mario Neto Borges, presidente do CNPq (à frente)
Com 71 estandes voltados a atividades de popularização e divulgação científicas promovidas por 80 instituições, a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi oficialmente aberta nesta terça-feira (16) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Gilberto Kassab, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A cerimônia de abertura, realizada em um auditório montado no centro do espaço de 40 000 metros quadrados, contou com a participação do presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo, e do diretor de Inovação da financiadora, Rennys Frota.
Em meio a atrações como um modelo de um caça supersônico Grippen em tamanho natural, trazido pela Força Aérea Brasileira, e a pirâmide holográfica que conta a história da inovação humana, montada pela Finep, o ministro salientou a importância do conhecimento científico como ferramenta para erradicar a desigualdade. “Sem evolução científica, sem incentivos à inovação, não há perspectiva de melhora nas condições de vida. Esse foi o caminho das nações mais desenvolvidas do mundo”, disse Kassab. “Com essa exposição, procuramos reforçar essa ideia ao mesmo tempo que buscamos atrair a curiosidade das crianças para a ciência, para a tecnologia, numa forma de despertar talentos futuros”, explicou.
Ildeu Moreira, presidente da SBPC, Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, Jailson Bittencourt, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep
Kassab também alertou sobre os riscos dos cortes orçamentários voltados ao financiamento de atividades científicas e tecnológicas do país. “O Brasil tem investido muito aquém do desejável nessa área, apesar de hoje já termos a participação de empresas privadas que ajudam suprir parte da carência de recursos. Da mesma forma que a atuação de entidades respeitadas, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tem sido fundamental para que a sociedade perceba a relevância desse setor”, disse o ministro.
Com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agência 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a SNCT 2018 se estende até domingo, dia 21. Segundo o secretário Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC e presidente do Conselho de Administração da Finep, Álvaro Prata, a semana reunirá mais de 100 000 atividades realizadas por mais de 1 000 instituições parceiras, como empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais de educação e ciência e tecnologia. A expectativa é que até domingo mais de 100 000 pessoas visitem os estandes em Brasília.
Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, abriu oficialmente a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A pirâmide holográfica da Finep
Quem visitar o estande da Finep na SNCT poderá viajar pela história do planeta, partindo do Big Bang, com direito a passagens como a era dos dinossauros e a chegada do homem à Lua. Tudo isso sem sair de uma sala escura, de 40 metros quadrados. O passeio será possível graças à tecnologia desenvolvida pela Coppe/UFRJ: uma pirâmide holográfica de acrílico. O intuito é trazer o universo da ciência e da tecnologia para o dia-a-dia da população.
Nessa estrutura, com dimensões de 2m X 2m X 1,5m, são realizadas projeções tridimensionais que dispensam o uso de óculos especiais. Quatro projetores exibem o vídeo no teto curvo, que se parece com um planetário. Outro aparelho projeta simultaneamente um segundo vídeo em cima de uma tela colocada sobre a pirâmide. A holografia é construída a partir de um software que sincroniza as imagens, dando a impressão de que os objetos flutuam dentro da estrutura.
A solução visual é conhecida: os aparelhos utilizados são parecidos com os que encontramos em salas de aula e têm capacidade de 2000 ANSI Lumens. A verdadeira “mágica” está na boa história que será contada. Cada sessão dura aproximadamente 10 minutos e comporta até 50 espectadores. A pirâmide foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), vinculado à Coppe/UFRJ.
A Finep expõe estrutura de projeção em seu estande na mostra que tem como tema “Ciência para a redução das desigualdades”
Serviço
Estande da Finep na SNCT 2018
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – Brasília (DF)
Data: 15 a 21 de outubro
Horário: segunda (14h às 18h), terça (8h30 às 18h), quarta (8h30 às 22h), quinta (8h30 às 18h), sexta (8h30 às 18h), sábado (9h30 às 19h) e domingo (9h às 18h)