Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep, MCTIC e Prefeitura de São Paulo assinam protocolo de intenções
fechar
Compartilhar

assinatura2

Da esquerda para a direita: Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep; Gilberto Kassab, ministro do MCTIC; e Bruno Covas, prefeito de São Paulo.


A Finep, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Prefeitura de São Paulo assinaram, nesta sexta-feira (5/10), protocolo de intenções para cooperação técnica e intercâmbio de informações para o desenvolvimento de ações para implementar Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, Veículos e Coisas, projeto conhecido como RASTRO, do Governo Federal.

Participaram da cerimônia o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, o presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, além de 12 secretários do município e diversas autoridades e convidados.

O RASTRO foi criado para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança.

 

protocolo

Protocolo de intenções. Na foto, Ronaldo Camargo, presidente em exercício da Finep, Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e João Octaviano Machado Neto, secretário de Mobilidade e Transportes

 

Entre os benefícios previstos, estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle do trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias do país; integração dos sistemas de segurança pública; e incremento da arrecadação tributária.

“São Paulo será um exemplo, por sua importância e protagonismo, para que outros municípios sigam e participem do Sistema. Até o final do ano, oito estados já estarão com seus sistemas de rastreamento de cargas de caminhões integrados, num conjunto que deverá ser de cerca de 200 cidades, em poucos anos”, afirmou em sua fala o presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo.

Segundo o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, “ė muito importante juntarmos os esforços para responder às expectativas da população, que ė digital, enquanto o governo ė predominante analógico. Iniciativas como esta nos põe todos na mesma direção, e apontam para melhorias significativas, em termos de logística, transporte e segurança”, afirmou.

Para o ministro Gilberto Kassab, “O RASTRO vai intensificar a integração de plataformas, o que ė essencial. Isso tudo sem custos para as prefeituras, já que o financiamento virá através da Finep. Questões de mobilidade e de segurança nas cidades, assuntos tão urgentes, serão também facilitados com o RASTRO”, afirmou

 

reunião

 

O RASTRO é executado por comitê interministerial, integrado por 12 ministérios, criado a partir de portaria assinada pelo ministro Gilberto Kassab em 28 de novembro de 2017. A Finep atua como agente financeiro do programa, desenvolvendo modelos de financiamento para as ações.

Com a cooperação firmada junto ao MCTIC e Finep, a Prefeitura de São Paulo pretende:

- melhorar a segurança no município por meio da redução dos índices de roubos de cargas e de veículos;
- melhorar a segurança viária por meio da redução da circulação de veículos em situação irregular;
- aumentar a eficiência e eficácia no sistema de arrecadação tributária e fiscalização por meio da troca de informações entre os agentes fiscalizadores;
- reduzir os custos dos serviços prestados pelo município, Estado e União;
- reduzir os custos e elevar a produtividade no transporte de pessoas e cargas.

Em setembro, foi assinado o primeiro convênio do RASTRO, com a prefeitura de Santo André.