Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Firjan/Senai discutem tendências e desafios da Indústria 4.0 no Brasil
fechar
Compartilhar

 ind40

 

A Finep e o Sistema Firjan realizam no dia 21 de agosto, na sede da Firjan, no Rio de Janeiro, o evento Indústria 4.0 no Brasil: Oportunidades, Perspectivas e Desafios. O objetivo é aprofundar o debate sobre o tema em duas dimensões: empresarial e tecnológica. As inscrições para o encontro, gratuito e aberto ao público, vão até até sexta-feira (17) e podem ser feitas pelo site da Firjan.

No primeiro painel, serão apresentadas experiências de empresas que estão vivenciando essa transformação tecnológica: ações realizadas, exemplos de boas práticas e lições aprendidas, novas oportunidades e desafios encontrados. Na segunda mesa, a discussão será feita a partir da perspectiva das instituições que lidam com a temática. Serão abordadas as condições do atual ambiente de inovação para a Indústria 4.0 e as parcerias tecnológicas: o que as instituições estão fazendo para tornar o ambiente propício à Indústria 4.0 e fortalecer a inovação, os gargalos encontrados e possíveis proposições de ações.

Paralelamente à programação do auditório, haverá uma mostra com nove startups que desenvolvem tecnologias para a Indústria 4.0 e o Laboratório Aberto SENAI. Duas dessas empresas – VirtualCae e Efaiautomação-Coontrol – estão passando pelo processo de investimento do programa Finep Startup.


 
Confira abaixo a programação:
 
13h – Recepção e Welcome Coffee    
13h30 – Abertura (Rennys Frota, diretor de Inovação da Finep e representante da FIRJAN/SENAI)
14h00 – Painel 1 – A Indústria 4.0 e os relacionamentos na cadeia de valor
Petrobras (Luciano Pereira dos Reis), Coca-Cola Andina (Nilson Alegre), Marcopolo (Júlio Igansi) e Embraco (Rogério Morrone)
Mediação: Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (Eric Cardona)
15h40 – Coffee Break
16h00 – Painel 2 – Indústria 4.0 e integração horizontal e vertical
CNI/SENAI (Fábio Pires), Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE /COPEE-UFRJ (Gerson Cunha), ABIMAQ (João Alfredo Delgado) e ABINEE (Cristiano dos Anjos)
Mediação: Petrobras Distribuidora (Renato Correa Vieira)
17h40 – Encerramento (Maurício Syrio, superintendente da área de Inovação 2 da Finep e representante da FIRJAN/SENAI)
 
Programação paralela
Exposição de startups + Laboratório Aberto SENAI
Empresas: VirtualCAE, Coontrol, Doispraum, Easypro, Birmind, Mediaglass, Phygitall, Everywhere e PixForce.