Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Financiadora pode destinar até 1 milhão de euros a empresas brasileiras em projetos multilaterais
fechar
Compartilhar

 eureka logo

A Finep lançou recentemente, em parceria com a rede EUREKA, a chamada pública GlobalStars, destinada a projetos de inovação em todas as áreas do conhecimento. O objetivo é fomentar a cooperação em pesquisa e inovação entre empresas brasileiras e de países membros da rede (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Suíça).

A Finep pode destinar de 100 mil a 1 milhão de euros a cada empresa nacional que integre os consórcios aprovados na chamada sob a forma de subvenção econômica, ou seja, sem necessidade de devolução dos recursos. Além da Finep, a Embrapii e a Fapesp participam da chamada.

Para o desenvolvimento do projeto, as empresas brasileiras interessadas devem apresentar propostas em conjunto com ao menos uma empresa originária das demais nações participantes. Uma vez aprovado o consórcio, cada empresa será apoiada pelas organizações de fomento de seus respectivos países. A participação de instituições de pesquisa e universidades associadas às empresas candidatas é aceita, também condicionada à regulamentação de financiamento dos países de origem.

Os projetos candidatos devem, ainda, refletir a abordagem ‘bottom-up’ utilizada pela rede EUREKA, ou seja, o plano de trabalho e o cronograma de realização devem ser criados a partir da definição dos objetivos a serem alcançados pelo projeto.

O prazo para recebimento das propostas, que devem ser enviadas por meio do portal da rede Eureka, se encerra no dia 31 de outubro. A Finep, a Fapesp, a Emprabii e as instituições financiadoras dos países que integram a chamada formarão o Painel de Avaliação Internacional, que irá estabelecer uma lista de classificação de todos os projetos em ordem decrescente de mérito. Até o dia 15 de novembro, os participantes receberão feedback desse processo e, em caso de aprovação, convite para apresentação de proposta nacional.

Todos os detalhes da chamada podem ser conhecidos na página: http://www.eurekanetwork.org/globalstars-brazil-2018

Plataforma de matchmaking e webinars: soluções para aproximar parceiros

Os organizadores da chamada criaram uma plataforma de matchmaking para que os interessados possam identificar possíveis áreas de atuação em comum e estabelecer os primeiros contatos. Também serão realizados webinars (conferências onlines) nos dias 4 e 5 de setembro para aproximar proponentes de diferentes países e oferecer aos empresários e pesquisadores uma oportunidade de apresentar sua empresa e ideia de projeto.