Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. ABDE publica manifesto em favor do desenvolvimento brasileiro
fechar
Compartilhar

 abde

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) divulgou uma Carta de Posicionamento na qual preconiza o fortalecimento das instituições de fomento como o caminho para a recuperação econômica do País e o seu desenvolvimento. O manifesto reconhece que o Brasil tem uma rede consolidada de fomento e propõe o alinhamento das políticas econômicas junto ao Sistema Nacional de Fomento (SNF) para definição de ações para o avanço socioeconômico do Brasil. Assinada por integrantes do SNF, tais como a Finep, BNDES, Caixa, Banco do Brasil, Sebrae e bancos de desenvolvimento regionais, entre outros, a carta foi preparada para ser entregue aos candidatos à Presidência da República.

Veja mais detalhes e a carta, na íntegra, na matéria publicada na Revista Rumos, editada pela ABDE.

A ABDE

Criada em 1969, a ABDE reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) de todo o País – entre bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento e agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Juntas, essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). O diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, Ronaldo Camargo é membro do Conselho Deliberativo da Associação, tendo como substituto Marcelo Nicolas Camargo, gerente do departamento de Fomento à Integração entre as Ciências Aplicadas e as Áreas de Inovação da empresa.