Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Diretor da Finep Wanderley de Souza abre VI Ciclo Carlos Chagas de Palestras
fechar
Compartilhar

vanderleipalestra

 

O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, abriu o VI Ciclo Carlos Chagas de Palestras, nesta quinta-feira, 5/4, no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro. A apresentação de Wanderley, que também é professor titular da Universidade Federal do Rio (UFRJ), abordou a importância do conhecimento científico das diferentes formas do Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. “É importante ter um espaço aberto à discussão como este sobre a doença de Chagas. A troca de conhecimento entre pesquisadores e estudantes de diferentes instituições é fundamental para manter viva a pesquisa de um agravo negligenciado”, afirmou o diretor da Finep.

Durante a palestra, intitulada “Biologia Celular do Trypanosoma cruzi”, Wanderley falou sobre os avanços ocorridos no campo da biologia básica do agente etiológico da doença de Chagas, enfatizando, sobretudo, a contribuição da ciência brasileira nos últimos dez anos. “O estudo dessas diferentes formas do parasito pode contribuir para melhorias no tratamento e para o desenvolvimento de novos fármacos”, destacou.

O professor também chamou atenção para as variações de parasitos como o Trypanosoma cruzi. “Essas diferenças podem ter impactos na capacidade de infecção de um hospedeiro. É este processo de interação, com todas as suas particularidades, que vai definir a caracterização das manifestações clínicas também”, explicou.

Segundo ele, até hoje não há muita clareza sobre o que faz com que haja mais acometimento cardíaco nos pacientes em determinadas regiões e, em outras, o impacto seja mais evidente no sistema digestivo. “Tudo isso são particularidades discutidas por parasitologistas e pesquisadores de medicina tropical há muitos anos, mas não havia uma abordagem experimental para tratar do assunto, uma vez que não existiam marcadores. Hoje, nós temos e podemos revisitar esse problema, que foi abordado há mais de 50 anos”, concluiu.

Sobre o evento
Em 1908, um importante feito na história da medicina ganhava destaque nacional e internacional: a descoberta, pelo pesquisador Carlos Chagas, do parasito Trypanosoma cruzi. Hoje, 110 anos depois, ainda existem desafios no controle da doença de Chagas. Por isso, a Fiocruz realiza anualmente o Ciclo Carlos Chagas de Palestras. O evento mantém a discussão do tema de modo simbólico na semana de sua descoberta, visando estimular a busca de soluções para doenças negligenciadas.