Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Diretor da Finep participa de encontro internacional na UFRJ
fechar
Compartilhar

site1

O diretor de Planejamento e Gestão de Riscos da Finep, Márcio Girão, participou na quarta-feira, 21/2, como debatedor de um painel do Workshop Rio 2018 Atlantic Interactions, uma das iniciativas do projeto Atlantic International Research Center (AIR-Center). Os painéis tiveram duração de dois dias e aconteceram no parque tecnológico da UFRJ. Além da Finep, outras instituições tanto nacionais, quanto internacionais enviaram representantes, como a Faperj e a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT).

O painel do qual Girão participou teve como objetivo discutir o papel das instituições públicas na produção de Pesquisa e Inovação, com foco na cooperação Brasil-Europa no contexto das interações atlânticas. O diretor falou sobre a relevância da Finep no cenário de C,T&I no Brasil e explicou como a empresa atua no campo. “As políticas públicas aplicadas na área de Ciência e Tecnologia são de suma importância para que o País se desenvolva no ramo”, afirma. “A Finep tem cumprido seu papel neste sentido, já que dispomos de programas e estratégias de financiamento e fomento que corroboram para tal desenvolvimento, como o programa voltado para startups, o Finep Conecta, o programa de crédito para as empresas e o financiamento não reembolsável”, pontua.

O diretor também citou as cooperações internacionais estabelecidas pela Finep - como as desenvolvidas com a Noruega, Canadá, Espanha, Suécia, entre outras - além de destacar a relevância do AIR-Center. “A proposta de promover a integração do Atlântico em pesquisas de áreas de interesse é um instrumento promissor para alavancar o desenvolvimento de Ciência no Brasil juntamente com outros países”, finaliza.

Workshop Rio 2018 Atlantic Interactions

O evento é uma das iniciativas do AIR-Center, que teve como objetivos: a promoção do debate sobre a atuação do AIR-Center, a mobilização de pesquisadores de várias partes do mundo para o desenvolvimento de uma agenda científica unificada e proporcionar a participação efetiva das instituições científicas e tecnológicas do Rio de Janeiro na fundação do AIR-Center. Estiveram presentes nos seminários o presidente da Faperj, Ricardo Vieiralves, o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Andrei Polejack, além de Paulo Ferrão, da FCT.

AIR-Center

O AIR-Center (Atlantic International Research Center), que tem sua sede física nos Açores, é um projeto que agrega governos, universidades, centros de pesquisas e empresas internacionais. A organização traz a proposta de cooperação entre países para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao Atlântico.

São oito os países fundadores: Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai, São Tomé e Príncipe, juntamente com o governo regional dos Açores. São ainda observadores, nesta fase, o Reino Unido e a África do Sul. A França é outro possível parceiro de futuro.