Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep sedia evento criado a partir de parceria entre Brasil e Noruega
fechar
Compartilhar

bra norsite

 

Evento que nasceu de uma parceria da Finep com a Innovation Norway (entidade norueguesa que financia empresas de inovação) e o Conselho Norueguês de Pesquisa, a Semana de Negócios e Ciência da Noruega-Brasil começou em 31 de outubro e termina na segunda, 13 de novembro. Em sua primeira edição, teve como objetivo servir de guarda-chuva para os eventos da área de Ciência, Tecnologia e Inovação que aproximam as entidades de ambos os países. 

Criada a partir da November Conference - um evento idealizado para se discutir temas que dizem respeito à área de Petróleo e Gás - a Norwegian-Brazilian Business and Science Week, como é chamada em inglês, abarca vários eventos relacionados à parceria Brasil-Noruega na área de CT&I.

São 14 eventos que ocorrem em quatro cidades - Brasília, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo - com mais de 200 palestrantes, discutindo assuntos de grande importância para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo Maurício Syrio, superintendente do departamento de Inovação em Indústria, Engenharia e Serviços da Finep, o evento indica uma solidez cada vez maior da parceria entre Brasil e Noruega, que ultrapassa a área de Petróleo e Gás e atinge outros temas, como energia renovável e aquicultura.

“É um lugar para discutir tecnologia de alto nível. Representantes do governo, da academia e da indústria se reúnem para conversar sobre o futuro de diferentes setores, quais os desafios a serem enfrentados e as tecnologias desenvolvidas para superar esses desafios. Nesse processo, todos os atores se organizam em conjunto para desenvolver soluções”, ele pontua.

Parceria

A união entre as áreas de CT&I do Brasil e da Noruega é antiga: começou em 2011, a partir da criação de uma força-tarefa intergovernamental entre os dois países, chamada BN21 (Brasil-Noruega no século XXI).

Em 2014, um memorando de entendimento foi assinado entre a Finep, a Innovation Norway e o Conselho Norueguês de Pesquisa e, desta parceria, além de eventos que reuniram as instituições, surgiu uma chamada pública de 10 milhões de reais - metade financiada pela Finep - para empresas brasileiras e norueguesas trabalharem juntas em um projeto para a área de Petróleo e Gás. A chamada deu tão certo que uma segunda está sendo preparada, agora para ICTs.