Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apresenta linhas e programas a empresariado do Centro-Oeste
fechar
Compartilhar

 finep bsb 2017 2


As linhas e instrumentos de financiamento da Finep foram detalhados às empresas do Centro-Oeste durante o segundo dia do Encontro Finep para Inovação, nesta terça-feira, 22/8, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. "Tanto nossos diretores operacionais quanto nossos superintendentes e analistas vieram até aqui com o objetivo de conhecer melhor o empresariado da região e apresentar o que a Finep tem feito para oferecer ainda mais alternativas de financiamento aos que desejam inovar", resumiu Wanderley de Souza, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep. Ele participou da mesa de abertura ao lado de Tiago Coelho, secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, e Celso Luiz Moretti, presidente em exercício da Embrapa. "As iniciativas da Finep no Centro-Oeste serão um divisor de águas para o setor de ciência, tecnologia e inovação na região", afirmou Coelho.

A Finep aproveitou os painéis de debate do evento para apresentar ao empresariado local seus mais recentes lançamentos: Finep Startup; programa no setor de telecom; além do Finep Conecta, a mais nova linha de financiamento da agência, que oferece melhores condições de apoio a empresas que investirem em projetos de pesquisa em conjunto com institutos de ciência e tecnologia e universidades e tem disponíveis R$ 500 milhões em 2017. A financiadora também explicou seu novo mecanismo de garantia para operações de crédito: o seguro garantia financeira. Além disso, mostrou detalhes do Plano de Recuperação de Crédito, que oferece melhores condições de pagamento para empresas devedoras regularizarem sua situação e voltarem a investir em inovação.

"Todas estas iniciativas foram desenvolvidas com o objetivo de acelerar a pesquisa, tecnologia e inovação em todos os níveis. E a expansão regional da Finep é extremamente importante dentro desse grande esforço", disse Ronaldo Camargo, diretor Financeiro e de Controladoria da Finep. Ele presidiu o painel Estratégias e Instrumentos de Apoio à Inovação. Compuseram a mesa: Rodrigo Fonseca, assessor da diretoria de Inovação I da Finep (que falou sobre o programa de telecom); Bruno Sodré, gerente do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Garantias da Finep (que falou sobre o seguro garantia); Fernando Ribeiro, chefe operacional do escritório da Finep em Brasília (que falou sobre o Finep Conecta); Ana Cristina Cabral, gerente do Departamento de Recuperação de Crédito da Finep (que falou sobre o Plano de Recuperação de Crédito); Raphael Braga, do Departamento de Investimento em Fundos e Participações da Finep (que falou sobre o Finep Startup); e Pedro Paulo, gerente do escritório da Finep em Brasília.

Saiba mais sobre os programas:

Programa Telecom

Seguro Garantia

Finep Conecta

Plano de Recuperação de Crédito

Finep Startup

O evento contou ainda com palestra de Marcelo Camargo, gerente do Departamento de Programas Descentralizados da Finep, sobre as parcerias que a Finep mantêm na região para financiamento de ciência, tecnologia e inovação. "Temos hoje convênios bem-sucedidos com agentes locais como a Goiás Fomento, Fomento Tocantins e a MT Fomento", disse, lembrando que o Banco de Brasília (BRB) deve ser o mais novo parceiro regional da empresa (acordo foi assinado nesta segunda-feira, 21/8, durante o primeiro dia do evento).

Também foi realizada mesa redonda com empresas e instituições do Centro-Oeste apoiadas pela Finep. O debate foi ministrado por Carlos Ganem, da Finep, e contou com a participação de: Eliana Martins, professora titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), representando a Farmatec; João Prezzoto, diretor da Sempre Sementes; Marcel Fogaça, gerente de Obras e Desenvolvimento Industrial da São Salvador; Leandro Barbosa, diretor Industrial da HPE Automotores; Fernando Barros de Sá, diretor de P&D da Barros de Sá, desenvolvedora do aplicativo Talk Process, apoiado pela Finep; Márcia Schiavon, gerente de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg); Clóvis Simões, diretor de Novos Negócios da Spin Engenharia e Automação. A empresa Gradual Ópticos também esteve presente no debate.