Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep avança em regionalização com nova agência operacional no Centro-Oeste
fechar
Compartilhar

finep bsb 2017

A Finep oficializou nesta segunda-feira, 21/8, a ampliação de sua atuação no fomento à ciência, tecnologia e inovação no Centro-Oeste, durante o segundo Encontro Finep para Inovação, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. O escritório de representação da financiadora no DF será transformado em uma agência efetivamente operacional, com o objetivo de intensificar a atuação junto a parceiros e potenciais clientes da região. "Estamos implementando um processo estratégico de regionalização. É fundamental a presença física de técnicos da Finep distribuída por todo o País", reforçou o presidente da financiadora, Marcos Cintra.

Segundo ele, com a presença no Centro-Oeste, a Finep pretende auxiliar a região a retomar as ações de pesquisa e desenvolvimento. "Esperamo ter tanto sucesso aqui quanto estamos tendo no Nordeste, onde o escritório de Fortaleza já vem mostrando resultados", disse Cintra, relembrando o primeiro Encontro Finep para Inovação, no início de julho, que marcou o anúncio da chegada da Finep ao Ceará.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, destacou a proximidade da agência com outro braço importante no apoio à pesquisa no Brasil: "Finep e CNPq vão poder trabalhar muito mais integrados e as ações serão potencializadas". Kassab frisou ainda a necessidade de investimento constante em ciência e tecnologia, um dos setores estratégicos para o País. "A crise jamais será superada se não investirmos muito em educação, ciência, tecnologia. Todos os países com a dimensão do Brasil superaram assim as suas crises", concluiu.

O evento contou ainda com apresentação de Fernando Ribeiro, da Finep, sobre mecanismos de apoio da agência, além de palestra de Maria Zaira Turchi, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), sobre inovação e desenvolvimento regional. "A Finep está entendendo a importância da região para o desenvolvimento do Brasil", disse Turchi.

Na ocasião, foi assinado termo de intenções entre Finep e Banco de Brasília (BRB) pelo presidente da Finep, Marcos Cintra, e Vasco Cunha Gonçalves, presidente do BRB. O objetivo é tonar o banco um agente credenciado do Inovacred (programa de descentralização de crédito da agência). Além disso, houve entrega de placas de reconhecimento a empresas inovadoras do Centro-Oeste. As homenageadas foram: ICF (Instituto de Ciências Farmacêuticas); Softex; Carta Goiás Indústria e Comércio de Papel; e Gradual Ópticos.

Participaram do evento Mario Borges Neto, presidente do CNPq; Jorge Audy, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Luigi Nese, presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS); Márcia Abrahão, reitora da Universidade de Brasília (UnB); Alfonso Orlandi, secretário-executivo adjunto do MCTIC. Além da diretoria-executiva da Finep, representada por Márcio Girão, diretor de Inovação I; Victor Odorcyk, diretor de Inovação II; Wanderley de Souza, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ronaldo Camargo, diretor Financeiro e de Controladoria; e Rennys Aguiar, diretor de Gestão Corporativa.

Atendimento

No segundo dia de evento (terça-feira, 22/8), empresários locais e dos demais estados da região terão a oportunidade de agendar atendimentos individualizados com especialistas da Finep para esclarecer dúvidas sobre funcionamento de linhas e programas, itens financiáveis, condições de financiamento, entre outros pontos. Cada cliente será encaminhado para a linha de financiamento ou para o programa adequados à sua demanda.

Serviço
Entrada gratuita: solicite confirmação de presença para o email – encontrofinep@alvoeventos.com.br
Data: 22 de agosto
Hora: 8h30 às 18h
Local: CNPq
Endereço: St. De Habitações Individuais Sul Ql1 – Conjunto B – Térreo Edifício santos Dumont – Lago Sul
Programação
22/8 (terça-feira)
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Estratégias e instrumentos de apoio à inovação
10h30 – Coffee break
11h – Mesa redonda – Experiências de Apoio Finep por Representantes de Empresas e Instituições Apoiadas
12h30 – Almoço
14h às 16h - Workshop de apoio Finep às ICTs
14h às 16h –Workshop com parceiros locais – debate sobre atuação em parceria
14h às 18h – Atendimento individualizado a clientes – Esclarecimento de dúvidas, orientações e encaminhamentos