Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Mineradora Xilolite inaugura forno de calcinação, com apoio da Finep
fechar
Compartilhar

 xilolite novidades forno


A Xilolite, mineradora localizada em Brumado, Bahia, inaugurou um forno de calcinação de minério de magnésio, projeto que conta com apoio da Finep de cerca de R$ 6,5 milhões, captado por meio do agente credenciado no Programa Inovacred – Desenbahia, Agência de Fomento do Estado da Bahia. Com o equipamento em operação, a empresa levará ao mercado uma produção de óxido de magnésio com altos teores de pureza.

Com o objetivo de oferecer uma nova opção de compra de óxido de magnésio para as empresas de segmentos diversos, como siderurgia, fertilizantes, ração animal, indústria química, a empresa investiu no modelo de forno Multiple Hearth Furnace (MHF), que consome menos combustível, permitindo a comercialização de um produto com preço altamente competitivo no mercado.

Os minérios da produção da Xilolite – talco, óxido de magnésio e magnesita crua – têm aplicações intensas e diversas na indústria. O talco é usado na produção de celulose, cosméticos, plásticos, alimentos, tintas, entre outros. O óxido de magnésio é matéria-prima de fertilizantes, nutrição animal, abrasivos e é essencial no tratamento de água. E a magnesita crua está presente na indústria química em geral, especialmente na siderurgia e cerâmica.

"Tínhamos uma grande quantidade de matéria-prima utilizada na fabricação do talco que ficava sem função específica. Analisando o potencial de mercado, decidimos investir na construção do forno de calcinação e oferecer às empresas um produto com preço competitivo e de alta qualidade", afirma João Alfredo Camargo, diretor-presidente da mineradora.

A Xilolite é uma empresa brasileira, com 47 anos de existência. Atualmente, a empresa detém 95% do mercado brasileiro de matéria-prima para celulose e foi pioneira no Brasil na utilização da flotação para purificação do talco, com capacidade de micronização e compactação.