Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Sala de projeção 3D e palestras marcam participação da Finep na SBPC
fechar
Compartilhar

 sbpcsite

 


A 69ª Reunião Anual da SBPC, maior evento de divulgação científica da América Latina, começa no próximo domingo, 16 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). Este ano, o estande da Finep na ExpoT&C, feira que acontece paralelamente ao encontro, vai proporcionar ao público uma experiência única: os visitantes vão "vivenciar" a história do planeta e da financiadora com a máxima percepção de realidade dentro de uma sala de projeção 3D que dispensa o uso de óculos.

Tudo vai se passar dentro de uma pirâmide de cerca de dois metros de altura, com projetores que fazem com que o vídeo veiculado no espaço crie a noção de holograma. A tecnologia foi desenvolvida com exclusividade pelo LAMCE (Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia), da Coppe/UFRJ. A visitação nesse espaço vai ser realizada por grupos de até 40 pessoas e vai durar 12 minutos.

Além da sala de projeção, o estande da agência – um dos maiores da mostra, com 150 metros quadrados – vai abrigar o Espaço Finep, ambiente para debates com capacidade para 40 pessoas. No local, vão ser realizadas duas palestras por dia, num formato semelhante ao TED. O presidente da financiadora, Marcos Cintra, abre as atividades na tarde do dia 17, com uma apresentação sobre startups. Na quarta-feira, 19, o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Wanderley de Souza, fala sobre arboviroses. Os temas das exposições são variados: Impressão 3D, Educação à Distância, Inovação no Carnaval, Holografia e Realidade Virtual, Empreendedorismo.

O público que visitar o estande ainda vai ter a oportunidade de conhecer melhor a história da Finep: por meio de totens, fatos marcantes da trajetória da agência vão ser contados década a década – de 1967, ano de sua criação, até os dias de hoje.

Outro destaque da Reunião vai ser a homenagem feita à financiadora, no dia 17 de julho, em reconhecimento ao seu cinquentenário, comemorado no dia 24. Completando a participação da Finep no evento, o presidente Marcos Cintra e o diretor Wanderley de Souza também vão estar presentes em duas mesas-redondas no dia 19.

69ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema “Inovação – Diversidade – Transformações”, a Reunião vai contar com mais de 240 atividades durante toda a semana, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, além de gestores do sistema estadual e nacional de C&T.

As reuniões anuais da SBPC têm como objetivo debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento. Para tanto, além da programação científica, o evento tem também atividades reunidas em programações paralelas, como SBPC Jovem, SBPC Cultural e ExpoT&C. A sessão de abertura será no domingo, dia 16 de julho, às 18h (no Auditório Nobre do CAD 1) e a programação vai até o dia 22 de julho, sábado. O evento é gratuito e aberto ao público. Para mais informações, acesse: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/

 

SERVIÇO:

ESTANDE FINEP
Local: ExpoT&C
Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Campus Pampulha
Av. Antônio Carlos, 6.627 – Belo Horizonte – MG
Abertura: 17/07
Horário: 8h30
Funcionamento: 17 a 22/07, de 9 às 18h
Sessões na sala de projeção 3D: 3 por hora/limite de 20 pessoas

Programação de palestras no Espaço Finep:
17/07 – 15h37 – Finep Startup (Marcos Cintra, presidente da Finep)
18/07 – 10h27 – Holografia e Realidade Virtual (Gerson Cunha, coordenador do LAMCE/Coppe/UFRJ)
18/07 – 15h37 – Carnaval: Gestão Cultural numa Festa Carregada de Inovação (Luiz Carlos Magalhães, presidente da Portela)
19/07 – 10h27 – Arboviroses (Wanderley de Souza, diretor da Finep)
19/07 – 15h37 – Como é participar de um programa de aceleração de Startups? (Iago Oselieri, CEO da InvestPlay)
20/07 – 10h27 – Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes (Laerte de Holanda, especialista da Finep) 
20/07 – 15h37 – Projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha (Evanize Sydow, coordenadora do projeto)
21/07 – 10h27 – Impressão 3D (Daniel Lopes, diretor executivo da 3DLOPES)
21/07 – 15h37 – EAD e afins (Marcos David, CEO da Dágora)

 

PARTICIPAÇÃO DA FINEP NA REUNIÃO


Sessão especial – 50 anos Finep
Data: 17/07
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório da Reitoria da UFMG

 

Mesas-redondas com participação da Finep
“Os Desafios do Financiamento da Ciência no Brasil para os Próximos 20 Anos”
Data: 19/07
Horário: 15h30 às 18h00
Coordenadora: Helena Bonciani Nader (SBPC/UNIFESP)
Palestrantes: Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque (Finep), Luiz Eugenio Araújo de Moraes Mello (ITV) e Mário Neto Borges (CNPq)
Local: CAD 2 - Auditório A 102

“A Amazônia e a Sociedade Brasileira”
Data: 19/07
Horário: 15h30 às 18h00
Coordenador: Luiz Renato de França (INPA)
Palestrantes: Gal. Guilherme Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira (CMA/EB) e Wanderley de Souza (FINEP)
Local: CAD 2 - Sala C 407