Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep abre comemorações de seus 50 anos em evento no Museu do Amanhã
fechar
Compartilhar

 50 Anos matria 11 11
50 anos da Finep: Guilherme Campos (presidente dos Correios), Hélder Franácio
(funcionário mais antigo da Finep), Gilberto Kassab (ministro de Ciência, Tecnologia,
Inovações e Comunicações) e Marcos Cintra (presidente da Finep)
Foto: João Luiz Ribeiro/Finep

A Finep deu início às comemorações dos seus 50 anos nesta segunda-feira, 19/6, em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Na ocasião, o presidente da financiadora, Marcos Cintra, juntamente com o presidente dos Correios, Guilherme Campos, lançou um selo e um carimbo comemorativos em alusão ao cinquentenário da principal agência de apoio à inovação do Brasil.

“A Finep vem desempenhando há 50 anos um papel de protagonista no desenvolvimento do Brasil moderno. Nos últimos 15 anos, apoiou projetos de 59 universidades federais (94% do total de universidades federais brasileiras) e 39 estaduais (87% do total). Na outra ponta da cadeia, foi fundamental para ajudar a introduzir a cultura inovadora nas empresas brasileiras, o que ajudou o País a ser um dor dos principais players em segmentos como aeronáutica, agronegócio, mineração e exploração de petróleo em águas profundas”, destacou o presidente da financiadora, Marcos Cintra, em seu discurso.

Para o ministro Gilberto Kassab, não há país que tenha se desenvolvido e conquistado qualidade de vida sem investimentos públicos na área de ciência, tecnologia e inovação. “Nossa prioridade é recuperar recursos para o setor, que não podem ser vistos como gastos, mas investimentos. Para isso, precisamos de mobilização e solidariedade da sociedade brasileira a fim de sensibilizar o governo. Mostrar a importância da Finep e dos projetos apoiados por ela é parte fundamental nesse processo”, disse Kassab.

A financiadora também aproveitou a solenidade para homenagear 12 instituições que marcaram a sua história, como a Embrapa, a Fiocruz e a Embraer. “A criação da Finep, em 1967, e do FNDCT, dois anos depois, determinaram a inserção de ciência, tecnologia e inovação na agenda nacional como um caminho não só necessário, mas virtuoso para o desenvolvimento do Brasil”, ressaltou o vice-presidente de Engenharia da Embraer, Humberto Pereira.

Além das instituições, foram homenageadas 11 personalidades, como Helena Nader, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o matemático Jacob Palis, o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Em um país onde a memória é curta e efêmera, celebrar 50 anos da Finep e o impacto que  ela teve, tem e terá na área de C,T&I brasileira é motivo de grande orgulho”, afirmou Helena Nader, lembrando que os investimento da agência em infraestrutura mudaram o perfil das universidades brasileiras.

Durante o evento, ainda foram assinados convênios referentes a três chamadas da Finep: Apoio Institucional; Centros Nacionais Multiusuários; e CT-Infra. Ao todo, foram aprovados 171 projetos nesses editais, totalizando R$ 410,5 milhões.

50 Anos matéria 1 2
Entre os homenageados pela Finep: Luiz Davidovich (presidente da Academia Brasileira de Ciências),
Helena Nader (presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Wanderley de
Souza (diretor da Finep) e Paulo Márcio (reitor da Unifal/MG – Universidade Federal de Alfenas) 
Foto: João Luiz Ribeiro/Finep

 

Sobre a Finep
Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Finep promove o desenvolvimento econômico e social do País por meio do apoio público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e institutos tecnológicos, em todas as etapas de desenvolvimento: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovação e criação de novos produtos, serviços e processos. De 1967 a 2017, a Finep apoiou aproximadamente 30 mil projetos, como o avião Tucano, um dos mais famosos da Força Aérea Brasileira (FAB), o acelerador de partículas Sirius, o Supercomputador Santos Dumont e o Laboratório de Tecnologia Oceânica da Coppe/UFRJ.