Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Diretor da Finep participa de apresentação da delegação brasileira da Olimpíada Internacional de Matemática
fechar
Compartilhar

 site2

Seis jovens talentos vão representar o Brasil na mais importante competição internacional de matemática do Ensino Médio (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)

 

Um ano após a Rio-2016, a capital fluminense vai receber mais uma Olimpíada. Desta vez, a seleção que vai representar o País tem um talento especial: a habilidade com os números. Os seis jovens estudantes brasileiros que vão participar da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês) foram anunciados nesta terça-feira, 13/06, durante a apresentação oficial do Biênio da Matemática 2017-2018, no BNDES, no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a participação do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza, representando o titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

“Os eventos do Biênio, como a IMO, mostram à sociedade brasileira a importância não só da matemática, mas também das ciências de maneira geral”, disse Wanderley de Souza, após desejar boa sorte aos prodígios que vão representar o Brasil na mais importante competição internacional de matemática do Ensino Médio.

Em sua 58ª edição, a IMO será realizada pela primeira vez no Brasil, entre 17 a 23 de julho. De um grupo de 30 alunos do Ensino Médio que vem recebendo treinamento intensivo desde 2016, seis foram escolhidos: José César Campos Vargas, 19 anos; Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 17; George Lucas Diniz Alencar, 18; André Yuji Hisatsuga, 17; Bruno Brasil Meinhart, 16; e Davi Cavalcanti Sena, 16. Todos foram medalhistas em competições nacionais e internacionais da disciplina.

Biênio da Matemática Brasil 2017-2018

Apoiado pelo MCTIC e pelo Ministério da Educação, o Biênio da Matemática foi instituído pela Lei 13.358, de novembro de 2016. O objetivo da iniciativa é promover o aprendizado da matéria e difundir a importância de seu ensino no Brasil. “Queremos mudar a imagem da matemática no País e mostrar que a disciplina tem valor para todos, não só para os gênios”, destacou o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Vianna, que coordena as atividades do Biênio ao lado da Sociedade Brasileira de Matemática.

Como parte das ações, já foram realizados a Bienal da Matemática – voltada para professores e estudantes universitários – e o Festival da Matemática, que reuniu, em quatro dias, 18 mil pessoas de todas as idades no Rio. A matemática será ainda tema de eventos como a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em outubro, e o III Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. O ano de 2018 também será intenso, com o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), o Encontro Mundial de Mulheres Matemáticas e mais uma edição do Festival da Matemática, entre outros destaques.

Além do diretor da Finep e do diretor-geral do IMPA, a cerimônia de lançamento oficial do Biênio também contou com as participações do secretário de Educação Superior substituto, Mauro Luiz Rabelo, representando o Ministro da Educação, Mendonça Filho; do presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Hilário Alencar; do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; do diretor da Área de Planejamento e Pesquisa do BNDES, Vinicius Carrasco; e do deputado federal Alex Canziani, autor da Lei do Biênio da Matemática.