Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep, Firjan e Consulado Geral do Reino dos Países Baixos lançam livro sobre economia circular
fechar
Compartilhar

 Internet22

Beatriz Luz, fundadora da Exchange 4 Change Brasil e organizadora da publicação (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)

 

A Finep, a Firjan e o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos lançaram na quarta-feira, 03/05, o livro “Economia Circular Holanda - Brasil Da teoria à prática” no auditório da financiadora, no Rio de Janeiro. A obra, que busca impulsionar a discussão sobre o tema no Brasil, originou-se de uma série de debates realizados entre maio e outubro de 2016 pelo Consulado e os parceiros locais.

“Essa iniciativa trará muitas tarefas para a Finep. É uma visão extremamente prospectiva, que antecipa o planejamento das inovações. E nós, como agência brasileira da inovação, temos que participar e acompanhar permanentemente o movimento de discussões em torno da economia circular”, ressaltou Victor Odorcyk, diretor de Inovação da Finep. Além de Odorcyk, também participaram da abertura do evento o Cônsul-Geral do Reino dos Países Baixos, Arjen Uiterlinde, o diretor da Firjan Internacional, Embaixador Frederico Araújo, representando o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Vieira, e a fundadora da Exchange 4 Change Brasil, Beatriz Luz, organizadora da publicação.

No primeiro semestre de 2016, a Holanda criou uma campanha para inspirar outros países a implantar o conceito da economia circular em seus territórios. O país já faz uso do sistema de economia circular desde 2010 e pretende torná-lo predominante nas relações de produção até 2050.

“O livro é um complemento a essa ação no Brasil e traz 29 artigos divididos entre 42 autores, que procuram não só demonstrar as diretrizes europeias de execução da economia circular na Holanda, mas também discutir sobre como essa experiência pode ser adaptada à realidade brasileira”, diz Beatriz Luz. Entre os articulistas, estão os analistas Alexandre Barragat e Vivian Pires (ambos da Cooperação Internacional da Finep), sobre financiamento a iniciativas empresariais que utilizam esse sistema.

O trabalho teve a coordenação do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em parceria com a Firjan, responsável por levar o debate à indústria fluminense, e organização da Exchange 4 Change Brasil, plataforma de conhecimento global e consultoria estratégica que visa impulsionar o assunto no País.

Economia circular

Economia Circular é um conceito antigo, mas que recentemente vem sendo considerado a principal alternativa ao modelo atual, de lógica linear - extrair, transformar e descartar. É um sistema econômico de cadeia fechada, com uso em cascata de recursos renováveis, que é aplicado nos setores de biomassa e alimentação, plástico, na indústria de manufatura, no setor da construção e de bens de consumo.

A Firjan descreve a economia circular como um processo de otimização de recursos, com foco em cinco pilares: uso de insumos e materiais renováveis, extensão da vida útil do produto, com aumento de seu valor agregado; cultura do compartilhamento de recursos e produtos; produto como serviço; e recuperação de recursos no final de sua vida útil.

A Finep realizará treinamento interno e webinar sobre o tema para os empregados ainda neste semestre.