Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Presidente da Finep, Marcos Cintra, participa de abertura do Fórum Estadão
fechar
Compartilhar

Marcos Cintra Estadao

Em palestra na abertura do Fórum Estadão "Internet das Coisas e Infraestrutura" nesta quarta-feira, 15/03, em São Paulo, o presidente da Finep, Marcos Cintra, fez um alerta para o governo e a sociedade brasileira não ficarem para trás na corrida tecnológica. "O mundo não nos espera", advertiu Cintra.

Para ele, o governo precisa incluir a Ciência, Tecnologia e Inovação entre suas prioridades, preservando esse setor do ajuste fiscal. "Assim como saúde e educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação são fundamentais para o futuro do país", anotou. Ao mesmo tempo, segundo Cintra, o setor privado deve se preocupar mais em investir nessa área. "A ampliação da fábrica pode esperar dois ou três anos, mas a pesquisa que deixa de ser feita hoje é um prejuízo irrecuperável", afirmou.

Para o presidente da Finep, no Brasil ainda há uma defasagem muito grande entre o investimento público e privado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. De acordo com ele, o Brasil ocupa hoje a 13ª posição no ranking mundial de pesquisa científica, mas o setor privado do país está apenas na 69ª colocação em investimentos nesse campo. "O governo tem feito um grande esforço nessa área acadêmica e científica, com pesquisadores trabalhando pelo mundo todo", observou Cintra. "Nosso grande desafio é fazer com que o setor privado também invista nesse setor."

Além do presidente da Finep, estiveram na abertura do evento o diretor-presidente da Itachi na América Latina, Kazuhiro Ikebe, e o diretor do jornal O Estado de S.Paulo, João Caminoto.